terça, 19 de março de 2019

Sony Lacerda
Compartilhar:

Centavos para o Laureano

16 de fevereiro de 2019
É de autoria do deputado Branco Mendes uma lei estadual que permite o desconto dos centavos dos salários dos servidores públicos da Paraíba em favor do Hospital do Câncer Napoleão Laureano, na Capital. Em 2018, o hospital atendeu, com tratamento quimioterápico e radioterápico, mais de 1.800 pacientes e encerrou o ano com uma lista de espera de outros 1.820 que não tiveram a sorte do atendimento.

Por que existe lista de espera no Laureano, com pessoas morrendo de câncer antes mesmo de serem atendidas? Porque o limite (teto máximo) do Sistema Único de Saúde (SUS) era de 100 pacientes por mês. No entanto, o hospital tem equipamentos e capacidade para atender 300 pessoas por mês. Depois de muita insistência da direção, o limite aumento, no inicio deste ano, passou de 100 para pouco mais de 130 pacientes.

Além de não autorizar o aumento do teto para atender a tidos, o SUS paga os serviços hospitalares com base numa tabela de preços defasada em nove anos. A tabela é de 2010. “O SUS não reajusta os valores pagos há nove anos”, comentou o presidente da Fundação Napoleão Laureano- entidade que mantém o hospital-, Antônio carneiro Arnaud. A mesma receita de 2010 para despesas de 2019. “Não fazemos milagres”, comentou Carneiro Arnaud.

Quanto à lei de autoria de Branco Mendes, se todos os servidores do Estado autorizassem os descontos dos centavos, o Hospital teria uma renda extra de uns R$ 500 mil a R$ 600 mil, o que ajudaria a cobrir os gastos de custeio. Até porque, segundo o deputado, o Hospital necessita de alimentos, medicamentos, pagar salários de servidores, manutenção de equipamentos, entre outras coisas que não são cobertas pelo SUS. Mas poucos servidores sabem da existência da lei. O deputado vai procurar uma maneira de informá-los para que eles possam autorizar e contribuir com o tratamento de milhares de pessoas.

Juiz para Sumé

O prefeito de Sumé, Éden Duarte, esteve em João Pessoa, esta semana, para reivindicar importantes pleitos para o município. Ele esteve acompanhado do deputado Branco Mendes em todos encontros mantidos na Capital. Primeiro, participou de reunião no Tribunal de Justiça, com membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para solicitar um juiz titular para a Comarca de Sumé, que também atende Congo e Amparo.

Fábrica de ração

Depois, Éden se reuniu com o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Efraim Moraes, a quem reiterou pedido de implantação de uma fábrica de ração no município. A fábrica, segundo Éden, faz parte do plano de governo. A microrregião do Cariri tem os maiores rebanhos de caprinos e ovinos da Paraíba.

Cariri lembrado

A deputada federal Edna Henrique terá pela frente uma missão importante. Voltar a colocar a região do Cariri em destaque na política. Com Edna na Câmara, a região, que tem mais de 20 municípios, voltará a ser lembrada no cenário nacional por um político da terra, depois de muitos anos. Edna promete se engajar na defesa dos interesses do Cariri.

Malote digital

O pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Márcio Murilo, e o superintendente Regional da Polícia Federal na Paraíba, André Viana Andrade, assinaram Termo de Cooperação Técnica para implementar o sistema de malote digital. No ato, estavam presentes o juiz auxiliar da presidência, Meales Melo, o delegado Regional de Combate ao Crime, Vitor Morais, e o corregedor Regional da PF, Wilemar Rodrigues Júnior.

Segurança pública

O desembargador Márcio Murilo recebeu ontem os presidentes da Caixa Beneficente dos Militares Estaduais, coronel Marcos Alexandre de Lima Sobreira, e do Clube dos Oficiais, coronel Francisco de Assis Silva. Também recebeu o presidente da Associação dos Inativos da Polícia Militar, coronel Maquir Alves Cordeiro. Na pauta do encontro, a segurança pública e o bom relacionamento entre a PM e o Poder Judiciário estadual.

No Sebrae

A secretária de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal da Paraíba (Sedam), Ana Cláudia Vital do Rêgo, foi recebida, esta semana, pela diretoria do Sebrae da Paraíba, com o objetivo de discutir futuras parcerias entre o órgão e o Governo do Estado, visando promover o desenvolvimento dos municípios e o fortalecimento do empreendedorismo em todas as regiões do Estado da Paraíba.

Relacionadas