terça, 19 de março de 2019

Lena Guimarães
Compartilhar:

Carga tributária pesada

27 de dezembro de 2018
O senador Cássio Cunha Lima não poupou críticas ao governador Ricardo Coutinho pelo aumento da carga tributária estadual, com aumentos sucessivos de impostos, ontem, durante entrevista a Nilvan Ferreira, Vitor Paiva e João Costa, no Correio Debate da 98FM. “Várias entidades de classes estão reclamando dos novos aumentos que serão feitos. A carga tributária do Estado é uma das mais altas do País. Esse é um caminho que já mostrou que não dá certo. É uma bobagem imaginar que o Governo é responsável pelo desenvolvimento de uma sociedade e isso não é verdade, a sociedade em si, é quem produz e gera impostos, gera empregos que pode contribuir para esse desenvolvimento”, argumentou.

De acordo com Cássio Cunha Lima, mesmo com o aumento dos impostos, “na maioria das vezes os governos deixam de prestar serviços de qualidade, como os que temos vivenciado na Paraíba, onde há graves problemas gravíssimos que precisam ser cobrados sempre, como de segurança pública, de saúde, da educação, entre outros”.

Sobre as obras públicas executadas pelo governo do Estado, o senador destacou que boa parte das que tiveram destaque no Governo atual são resultado do seu período de mandato, citando o Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, o Teatro Pedra do Reino, o canal Acauã-Araçagi, ainda não concluído e várias estradas.

Ele também criticou o desempenho obtido pelo Estado na área de educação, a não ter conseguido atingir a média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Sobre as eleições municipais de 2020, nas quais haverá a sucessão municipal em Campina Grande e João Pessoa, Cássio avaliou como precoce qualquer discussão a ele participar da disputa e preferiu não fazer previsões. Cássio revelou, ainda, que deixará passar um ano dessa sua nova fase sem mandato na política, cuidando de projetos pessoais e, só após esse período é que vai tratar da disputa de 2020. (Adriana Rodrigues)

Torpedo

"Se algum dia a Paraíba desejar alguém com o perfil de Pedro, que defende a educação, tem a visão clara do que é o Estado, que não pode ser tão gigantesco, como o nosso estado é, no combate aos privilégios. Se em dado momento essas ideias se conectarem com o sentimento da maioria da população não há quem evite, não será a vontade ou o sonho de um pai que fará alguém governador" (Do senador Cássio Cunha Lima, ao responder a Vitor Paiva, no programa Correio Debate da 98 FM, sobre ele ter o sonho de ver seu filho, o deputado Pedro Cunha Lima governador da Paraíba)

Boa ideia

O prefeito Luciano Cartaxo vetou o projeto que previa multa a quem jogasse lixo em vias públicas da Capital. Apesar de ser uma boa iniciativa, a falha na origem da matéria impede a sua concretização. Por envolver aumento nas despesas para a administração pública, teria de partir do chefe do Executivo e não dos vereadores.

Novela

O presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, indeferiu, ontem, pedido do MP da Paraíba para suspender a decisão que permitiu que Berg Lima reassumisse a Prefeitura de Bayeux. Berg permanece no cargo, até o julgamento do mérito do processo. Mas, a Câmara Municipal vota relatório pela cassação no dia 3.

Novo comando

A solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa no biênio 2019/2020 será às 10h30 de terça-feira. O presidente será o vereador João Corujinha (DC), com Léo Bezerra (1º vice). A cerimônia terá transmissão ao vivo pela TV Câmara JP.

Cara nova

O portal da CMJP, com novo layout inovador, maior dinâmica, funcionalidade e transparência foi apresentado ontem pelo secretário de Comunicação da Casa, Janildo Silva, durante a Sessão Ordinária. Também chega com maior integração com as redes sociais da Casa.

Sequência

O Ministério Público Federal em Patos ajuizou a segunda denúncia da Operação Recidiva contra 13 pessoas com algum tipo de envolvimento em esquema de fraudes aos fiscos estadual e federal, em licitações na Paraíba, Ceará, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte.

Integração

O presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia, entrega 125 novos computadores para servidores do Poder Legislativo e assina termo de parceria com o Tribunal de Contas do Estado com a TV Assembleia. A solenidade acontece hoje, às 9h, no Salão Nobre da Casa.

Zigue e Zague

Após ter um pico de pressão arterial, o deputado João Gonçalves deixou uma reunião entre a bancada governista e o atual governador Ricardo Coutinho, com a presença do futuro gestor João Azevêdo.

Na saída da Granja Santana, o parlamentar afirmou que a discussão girava em torno da aprovação dos projetos enviados pelo Executivo que a Assembleia deve por em votação hoje, junto com a Lei Orçamentária de 2019.

Relacionadas