domingo, 15 de setembro de 2019

Sony Lacerda
Compartilhar:

Campina larga na frente

17 de julho de 2019
Enquanto na Capital as coisas andam ‘frias’, em se tratando de disputa eleitoral, em Campina Grande, o assunto 2020 já tomou conta do Calçadão da Cardoso Vieira há tempos meu fi. Os partidos já estão se movimentando e não é de hoje.

Primeiro, tem o PSD do atual prefeito-reeleito Romero Rodrigues, que tem uma batata quente interna para resolver. O deputado Manoel Ludgério tem dito que quer entrar na disputa. Mas, caso se concretize a entrada do ex-deputado Bruno Cunha Lima no partido, Romero terá que fazer a escolha de Sofia. Um alento ,até o momento, é que o prefeito caiu nas graças do presidente Jair Bolsonaro e pode ter o apoio incondicional do PSL, ou não. Mas, só o do presidente já estaria de bom tamanho.

Temos também o PP, que tem Enivaldo Ribeiro como vice-prefeito e que pode se candidatar à Prefeitura. Mas, a família é um celeiro de bons políticos, a exemplo da senadora Daniella Ribeiro e do filho dela, o vereador Lucas Ribeiro, esse último um nome a ser testado. Todos com a força de Aguinaldo Ribeiro, tido como ‘o cara’ no Congresso. Será que dá?

Ainda tem o PSDB. Engana-se que o partido não tem força em Campina. Os Cunha Lima ainda são uma força representativa com o ex-senador Cássio Cunha Lima, que já foi prefeito da cidade, e do filho, o deputado federal Pedro Cunha Lima. Testar o último seria bom para balizar seu espólio eleitoral de olho em uma futura campanha para o Governo do Estado.

Não podemos esquecer o PSB do atual governador João Azevêdo. A legenda conta com dois nomes: o do senador Veneziano Vital do Rêgo, que já comandou a cidade por dois mandatos, e o da ex-primeira-dama Ana Cláudia Vital do Rego, que tem uma boa popularidade na Rainha da Borborema. O deputado Adriano Galdino, que ensaiava entrar na disputa, já disse que seu foco é outro: eleger a mulher, Eliane Galdino, em Pocinhos. Continua abaixo...

Campina larga na frente 1

E temos o MDB do senador José Maranhão no Estado. O nome a ser explorado seria o da atual presidente do partido em Campina, Tatiana Medeiros, que já disputou a Prefeitura e teve uma excelente votação. Está à disposição, claro, mas ao assumir a legenda citou o nome do vereador Olímpio Oliveira como alternativa do MDB. Por último (até a minha última contagem), temos Arthur Bolinha, que também já disputou a cadeira, está sem partido, mas deve sim entrar na corrida. 2020 promete!

De olho

O PSDB está de olho nos deputados ameaçados de expulsão no PDT e no PSB depois que votaram favoráveia a reforma da Previdência. O partido já disse que está de portas abertas para receber todos. Entre os nomes buscados estão os de Tabata Amaral (PDT-SP), Felipe Rigoni (PSB-ES) e Felipe Carreras (PSB-PE). Os tucanos querem fortalecer a bancada.

Moradia

A deputada estadual Doutora Paula vai à Brasília em busca de recursos para acabar de vez com casas de taipa no município de Cajazeiras. A ideia é garantir recursos federais por meio do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), garantindo a população de baixa renda moradias de alvenaria para garantir mais qualidade de vida aos cajazeirenses.

Força política

O Palácio do Planalto vai receber nas próximas semanas indicações de seus aliados para ocupar cargos comissionados ainda vagos na estrutura da administração federal. A informação foi divulgada pelo porta-voz do governo, Otávio Rêgo Barros. Quem cuidará das indicações será o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. Na Paraíba, quem serão os deputados ou senadores aliados com força política suficiente para indicar os cargos.

Recomendações

O Grupo de Monitoramento do Sistema Carcerário do TJPB, coordenado pelo desembargador Joás de Brito Pereira Filho, baixou o Provimento com 10 Recomendações endereçadas aos juízes das Varas de Execução Penal e com competência penal da Paraíba, visando padronizar procedimentos. As recomendações levaram em conta a atual situação do sistema carcerário, verificada mediante as inspeções e durante o trabalho dos mutirões carcerários.

Expansão

Durante uma semana, no período de 8 a 12 de julho, a equipe do ‘Acesso Seguro’ do TJPB esteve nas comarcas de Bonito de Santa Fé, Conceição, Princesa Isabel, Água Branca, Teixeira, Prata e Monteiro realizando capacitação e demonstrações do sistema que será implantado nas unidades judiciárias. A ação faz parte da fase de expansão do projeto, que envolve cerca de 30 comarcas. O Acesso Seguro tem por referência a Resolução do CNJ.

Relacionadas