sexta, 20 de setembro de 2019

Fábio Cardoso
Compartilhar:

Cachaça com qualidade

29 de janeiro de 2019
Representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), da Associação Paraibana dos Engenhos de Cachaça de Alambique (Aspeca) e do Sebrae se reunirão amanhã, às h, no Centro de Empreendedorismo do Sebrae, João Pessoa, para discutirem o selo de qualidade para as cachaças produzidas na Paraíba. Para a ocasião foi convidado Eduardo Benfica, representante do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)regional Pernambuco, que vai ministrar palestra sobre Indicação Geográfica e Marcas Coletivas para Cachaça. Após a palestra haverá uma reunião com representantes do Sebrae e Universidade Federal da Paraíba com fins a elaboração de uma agenda tecnológica voltada para a cachaça da Paraíba.

Plano de governo

O presidente da Fapesq, Roberto Germano Costa, afirmou que essa é uma das ações que fazem parte do Plano de Governo da Paraíba, numa parceria entre a Fapesq com as universidades, o Sebrae e o setor produtivo da cachaça, através da Associação dos Produtores de Cachaça. De acordo com o empresário Múcio Fernandes, presidente do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) e presidente da Aspeca, a Paraíba possui uma capacidade instalada de produzir mais de 20 milhões de litros de cachaça de alambique por ano.

Mais cervejarias

O número de cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) cresceu 23% em 2018, totalizando 889 estabelecimentos e 16.968 produtos, conforme dados do Anuário da Cerveja no Brasil, publicado no site do Ministério. No ano passado, foram registrados 6.800 produtos, entre cerveja e chope. Foram abertas 210 novas fábricas. Em média, a cada da dois dias, uma cervejaria abriu as portas no Brasil. Hoje, no país, 479 municípios possuem cervejarias, chegando perto de 10% dos 5.570 municípios brasileiros.

Transferência para Medicina

O Centro Universitário de João Pessoa - Unipê prorrogou o prazo das pré-inscrições de transferência para o seu curso de Medicina. Os interessados em estudar na Instituição ainda neste semestre poderão se candidatar até amanhã. O Processo Seletivo Transferidos – PST 2019.1 do curso oferta 26 vagas ofertadas, sendo 18 para o 2º semestre, seis para o 3º semestre e duas para o quarto semestre. Os interessados devem realizar a pré-inscrição no site unipe.edu.br/medicina, onde consta o edital do PST. Para efetivar essa pré-inscrição, os candidatos deverão entregar uma série de documentos, especificada no edital, até o prazo final: às 12h do dia 30.

Seiva Business Network

A primeira edição da SBN - Seiva Business Network, evento voltado exclusivamente para empresários e gestores, acontece no dia 30 de janeiro, próxima quarta-feira, às 19h, no Acqua Restolounge. O evento promete networking, desenvolvimento da gestão e empreendedorismo, além da troca de experiências. Com o tema “A importância da rede de negócios”, Cláudio Piomonte, vice-presidente Executivo da SUCESU Nacional (Associação de Usuários de Tecnologia), especialista em Empreendedorismo e Inovação e sócio do Grupo e-Gen da Plataforma de Inteligência Financeira YpControl, dará início a programação. Em seguida, haverá uma rodada de negócios para integrar o público e criar e fortalecer o relacionamento de gestores e empreendedores por meio de uma rede. Para participar, é necessário ter CNPJ ou ser gestor de uma empresa.

Novo lote do Vumbora

O segundo lote de abadás para o Bloco Vumbora já está à venda. As vendas dos abadás seguem os valores: Abadá Meia - R$ 200 (à vista) Estudante, Professor e Idoso, Abadá Amigo Vumbora - R$ 210 (à vista) + estar seguindo o perfil oficial do bloco no Instagram, @vumborajp + 2 KG de alimentos (entregues à organização no dia de recebimento do abadá). Compras em cartão apenas nas bandeiras Visa e Master, com parcelamento em até 3x no ponto de venda e em até 12x no site (conferir taxa de juros no ato da compra).

Relacionadas