segunda, 19 de agosto de 2019

Lena Guimarães
Compartilhar:

Ausência mais que sentida

25 de dezembro de 2018
Este Natal será o primeiro sem a presença de um símbolo do bem: Rômulo Gouveia. Uma das figuras mais queridas e carismáticas da política paraibana deixa saudades naqueles que acreditam no poder transformador da política e na capacidade humana de transpor os limites para ajudar quem precisa, uns mais outros menos. Sua perda, com certeza, mudou os rumos da Paraíba e do Brasil neste ano de 2018.

Se vivo estivesse no último pleito eleitoral, muitas cadeiras e mandatos estariam em outras mãos. Seu caráter conciliador teria feito a diferença para que a oposição cambaleante na pré-campanha e desunida na eleição encontrasse um norte a seguir. Não se pode dizer que o vitorioso não seria João Azevedo, mas o resultado final, com certeza, seria outro no computo geral.

A oposição ficou órfã de um espírito que pudesse administrar vaidades e conduzir, sob tormentas, a boa discussão, o encontro de saídas para construir um objetivo. No final da trajetória, apenas projetos individuais saíram arranhados ou contemplados.

Como já ouvi de várias pessoas antes e após a sua morte, Rômulo era o cara capaz construir pontes e afetos entre os diferentes. Sua condução política fez falta ao processo eleitoral, que se resumiu na apresentação de projetos de padrinhos. O debate girou em torno do parentesco ou da falta de experiência. A política da Paraíba ficou ainda mais pobre sem as posições do gordinho de Campina Grande.

O reconhecimento de tantas virtudes não poderia deixar de estar presente neste Natal, uma data que marca o renascimento de consciências e propósitos. Sejamos cristãos ou não, o amor presente nesta data nos faz lembrar do próximo - mesmo que à distância - e pensar que é possível fazer a diferença naquilo que temos como missão em nossas vidas.

Na terça-feira passada, uma imagem me chamou a atenção - a senadora eleita Daniella Ribeiro subindo ao palco do Teatro A Pedra do Reino com Eva Gouveia ao seu lado. Tendo sido companheira de chapa de Rômulo em disputa pela Prefeitura de Campina Grande e ouvinte de conselhos seus na convivência, a primeira senadora eleita pela Paraíba estava com Eva ao seu lado em reverência à memória do amigo e conselheiro, dela e de tantos outros, que deixou na vida a marca do trabalho e do bem ao próximo.

O Rômulo que sempre defendeu a sua Campina Grande ficaria muito feliz em ver dois filhos da Rainha da Borborema renovando os assentos da Paraíba no Senado. Ponto negativo, a derrota de um amigo-irmão na mesma disputa. Situação que poderia ter sido diferente.

O ano de 2018, realmente, marcou a vida do povo brasileiro com suas mudanças, passagens e promessas de futuro. Vivamos o hoje, sempre!  (Damásio Dias)

Torpedo

“Aqui estamos confirmando essa grande vitória administrativa para o povo de Campina Grande, uma cidade tão bem administrada pelo prefeito Romero Rodrigues, sem dúvidas hoje um exemplo nacional como gestor municipal”, do ministro Alexandre Baldy (Cidades), durante visita ao Complexo Aluízio Campos, no sábado passado.

Sequência

O deputado Aguinaldo Ribeiro reforçou, na presença do ministro Baldy e do prefeito Romero Rodrigues, o seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento de Campina Grande, sobretudo quanto à luta pela liberação de recursos federais.

Retomada

O ministro Baldy também ouviu do prefeito em exercício de João Pessoa, Manoel Junior, o pedido para que as obras do Residencial Vista Verde, que estão paralisadas, sejam retomadas o mais breve possível e recebeu uma resposta positiva.

Reforço

O deputado Pedro Cunha Lima reapresentou na Câmara projeto do senador Cássio que garante a obrigatoriedade de seguro em obras públicas de valor igual ou superior a R$ 10 milhões. Ele altera a Lei 8.666/93 para estabelecer o limite de cobertura garantia em 100% do contrato.

De mudança

O deputado diplomado Felipe Leitão deve anunciar até janeiro um novo partido. A decisão de mudar de legenda ocorreu devido ao Patriota ter se posicionado pela fusão com o PRP. Já tem o convite do Avante, presidido no Estado pelo deputado reeleito Genival Matias.

Zigue-zague



  • O Juizado Especial Misto de Santa Rita expediu Edital que dispõe sobre cadastramento de entidades com finalidade social, com vista ao recebimento de verbas da prestação pecuniária. A juíza é Ana Flávia de Carvalho Dias.


  • O médico paraibano Francisco Orniudo Fernandes é autor do texto “Os pilares básicos de uma consulta médica”, publicado na Revista da Academia Paraibana de Medicina deste mês. Ele cita o ensaísta irlandês Bernard Shaw, que escreveu livro sobre os dilemas da medicina.


Relacionadas