sábado, 20 de abril de 2019

Sony Lacerda
Compartilhar:

Articulações para 2020

26 de janeiro de 2019
Ainda sobre as articulações políticas na Grande João Pessoa visando as eleições municipais do próximo ano. Como foi dito na Coluna de ontem, as cidades de Bayeux e Cabedelo são um mistério, tendo em vista que as duas tiveram problemas com seus prefeitos- Berg Lima e Leto Viana foram presos acusados de corrupção- no primeiro ano de mandato. Berg conseguiu retomar o mandato, mas ainda responde por uma série de acusações que podem complicá-lo mais adiante.

E Leto Viana permanece preso, juntamente com uma dezena de vereadores. Ninguém sabe como será o fim dos dois. Enquanto Cabedelo se prepara para uma nova eleição, nos próximos dias, em Bayeux, o ex-prefeito Expedito Pereira aguarda a mesma coisa. Mas enquanto nada se define em Bayeux, Expedito vai ganhando força na periferia da cidade abandonada. No caso de Bayeux, não foi falta de aviso, como o próprio Expedito dizia: “Não troque o certo pelo duvidoso”. Trocaram e deu no que deu.

Em Santa Rita, a gestão do prefeito Emerson Panta está desgastada porque ele não conseguiu, ainda, tirar a cidade do atoleiro. No cenário atual, o ex-deputado Zé Paulo se articula e pode ser um dos nomes a enfrentar Panta no próximo ano. Mas surge um fato novo: o atual prefeito de Cruz do Espírito Santo, Pedro Pereira Gomes, conhecido como Pedrito, mesmo sabendo que não pode, anda espalhando aos quatro cantos que quer ser prefeito de Santa Rita, depois de dois mandatos na cidade dele. Ao que tudo indica, Pedrito tem pretensões futuras e quer ter Santa Rita como reduto.

Em Conde, a prefeita Márcia Lucena faz uma gestão considerada boa e não tem uma oposição que ameace sua liderança, uma vez que a ex-prefeita Tatiana Correia, também foi presa acusada de corrupção e o ex-prefeito Aluízio Régis não estaria mais disposto a disputar eleições.

Chá de cadeira

O deputado estadual diplomado Eduardo Carneiro, até dia desses firme e forte com a base do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, cansou de esperar ser ‘notado’. Ele teria sido visto saindo do Palácio da Redenção, certamente conversando com o secretário-chefe de Governo, Nonato Bandeira. Dizem que o motivo da chateação com os irmãos Cartaxo é que teria tentado emplacar o irmão para um cargo na prefeitura e só ganhou ‘chá de cadeira’. Difícil!!!

Batata quente 1

Muito se falou sobre um possível rompimento entre Ricardo Coutinho e João Azevedo devido ao decreto de intervenção nos principais hospitais do Estado e geridos pela Cruz Vermelho. Até acredito que isso é conversa de bastidor. Agora, João não ía ficar com uma batata quente - e que continua assando - nas mãos. Se há algo a ser corrigido, que seja logo.

Batata quente 2

Logo após a publicação do decreto no Diário Oficial se tornar pública, o Governo divulgou nota dizendo que : “A medida vai permitir que o Governo do Estado averigue eventuais inconsistências e inconformidades contratuais no gerenciamento dos três hospitais. E, em tempo determinado, definir e adotar procedimentos cabíveis para sanar eventuais falhas”.

Agora vai!!!

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Fazenda Pública, da comarca de João Pessoa, retomará as atividades dia 12 de fevereiro com a realização de audiências relativas a processos movidos contra o Município e o Estado da Paraíba. A prioridade são os processos na área de saúde, especialmente os demandam urgência no fornecimento de medicamentos, cirurgias, próteses e dietas especiais. O coordenado é juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública.

Benefícios

Moradores de 128 unidades do Bairro da Jussara, em Areia, serão beneficiados próxima segunda-feira com a entrega da escritura dos imóveis, por meio do Programa Moradia Legal, da Corregedoria-Geral de Justiça. A solenidade de regularização - por meio de Termo de Cooperação entre a Corregedoria, Prefeitura, 1º Oficialato de Registro de Imóveis e Associação dos Notários e Registradores do Estado – ocorrerá no Teatro Minerva, às 10h.

Disse adeus

Parece que o boato de que o vereador e ex-presidente da Câmara da Capital Marcos Vinícius estaria prestes a assumir, mais uma vez, a Secretaria de Comunicação do Município está prestes a virar fato. Ontem, a primeira etapa para a concretização aconteceu: Marcos Vinícius anunciou a saída do PSDB. Ainda não disse onde irá desembarcar, mas certamente será no PV ou em algum partido aliado do prefeito Luciano Cartaxo.

Relacionadas