quarta, 13 de novembro de 2019

Edinho Magalhães
Compartilhar:

Articulação em Brasília

27 de outubro de 2019
Parte significativa do sucesso empreendido pelo Governador João Azevedo em Brasília se deve a articulação da Secretaria de Representação do Estado na Capital Federal. Pouca gente sabe mas a agenda de trabalho da equipe que representa a Paraíba em Brasília, vai muito além de reuniões com a bancada federal e acompanhamento de processos em órgãos e ministérios.

A Secretaria tem participado diretamente das negociações de crédito internacional com o Ministério da Economia e se reunido com investidores estrangeiros (Países do Fundo Soberano) junto ao Itamaraty, inclusive para ampliação do programa ‘Gira Mundo’ (intercâmbio internacional de ensino técnico).

Comandada pela dupla Suely Santiago (titular) e Adauto Fernandes (secretário executivo) a Secretaria acompanhou de perto todas as reuniões e negociações da bancada federal em torno das emendas de bancada, finalmente apresentadas na última quinta pelo deputado Efraim Filho.

Esse trabalho de articulação resultou no maior ganho de todos os tempos que o Governo do Estado já obteve com recursos de emendas de bancada. Para se ter idéia, do total destinado à Paraíba pelo Orçamento Geral da União (R$ 247 milhões), mais de R$ 70 milhões foram destinados à obras estruturantes no Estado, que serão tocadas pelo Governo. Agora é esperar que a união da bancada se reflita, também, no empenho dos recursos pelo Governo Federal.

Seminário da CNI

A CNI promove amanha em sua sede nacional em Brasília, o seminário ‘Desenvolvimento Regional, Desafios e Oportunidades’ com lideranças empresariais, políticas e especialistas no assunto. O foco será a busca por soluções para estimular o crescimento do Norte-Nordeste.

Desenvolvimento Regional

E o Norte saiu na frente: durante o evento será assinado acordo de cooperação entre a CNI e a Sudam, com elaboração de estudos técnicos, treinamentos e ações junto ao empresariado. A CNI prepara a divulgação de estudo que trata da urgência da Reforma Tributária e da melhoria da infraestrutura e de logística ,necessárias para o desenvolvimento da região.

Ainda a crise no PSL

Em nota à coluna enviada na noite da última sexta, o líder do Governo deputado Vitor Hugo, explica sua versão sobre a crise no PSL: “Hoje existem 2 grupos no partido: o nosso, composto por 28 deputados que elegeram Eduardo Bolsonaro como novo líder na Câmara, que é leal ao presidente Bolsonaro com ou sem dinheiro. Estivemos juntos na eleição, estamos juntos agora e estaremos juntos no futuro”.

Ainda a Crise no PSL 2

“O outro grupo também se dizia leal ao presidente, mas isso só foi durante a eleição, depois mudaram de lado. Atacam o presidente e sua família. Falam todo tipo de bobagem”. E continua: “nós queremos abrir a caixa preta das contas do partido e a outra turma reage violentamente contra isso”. E explica: “trata-se de moralidade com o dinheiro público”.

Catálogo Eleitoral

O TSE, com sede em Brasília, acaba de disponibilizar no portal do Tribunal www.tse.jus.br catálogo de publicações com resoluções, decisões, estudos, códigos, manuais e bibliografias sobre a Justiça Eleitoral. O deputado Wilson Santiago é um entusiasta da regulamentação, pelo Congresso Nacional, das resoluções editadas pelo TSE: “vem em boa hora”.

Edna e João




Na visita que recebeu do governador João Azevedo em seu gabinete semana passada a deputada Edna Henrique conseguiu o compromisso de que os recursos alocados pela emenda de bancada sejam, também, aplicados para criação do Centro de Hemodiálise no Cariri paraibano.

Malha Aérea de João Pessoa

Por falar no casal Edna e João Henrique o deputado estadual quando segue à Brasília costuma embarcar e desembarcar por Recife: “os horários são mais convenientes e os preços mais justos”. O deputado pretende solicitar revisão da malha aeroviária para João Pessoa em reuniões em Brasília: “ainda mais agora com o fluxo de turistas aumentando no verão”.

Relacionadas