sábado, 21 de setembro de 2019

Renato Félix
Compartilhar:

(Ainda) Cinco filmes de Natal

26 de dezembro de 2018
Quando você estiver lendo estas linhas, o Natal já terá sido ontem. Mas enquanto escrevo, ele ainda está por vir. Então me permitam publicar esta minha lista de cinco filmes natalinos. Até porque todos são grande cinema, são para assistir em qualquer época.

5 – O Estranho Mundo de Jack (1993), de Henry Selick. Jack Esqueleto, do mundo do Halloween, cai por acidente no mundo do Natal e fica fascinado. De volta, tenta reproduzir uma versão distorcida. Produzido por Tim Burton, a partir de um poema dele, foi o retorno à clássica e trabalhosa animação stop-motion.

4 – Uma História de Natal (1983), de Bob Clark. A saga de um garoto dos anos 1940 que quer muito mesmo uma espingarda de ar comprimido como presente de Natal. Nos EUA é um clássico natalino, mas aqui não tenho conhecimento de algum lançamento em DVD ou blu-ray nem de que passe na TV (aberta ou a cabo).

3 – A Canção de Natal do Mickey (1983), de Burny Mattinson. 30 anos após sua até então última aparição no cinema, Mickey voltou nesta adaptação da história clássica de Charles Dickens. Mas a estrela do curta de 26 minutos é o Tio Patinhas, estreando nos desenhos animados.

2 – Feliz Natal (2005), de Christian Carion. Na noite de

Natal, em 1914, na I Guerra Mundial, soldados inimigos (alemães de um lado; francês e britânicos do outro) simplesmente pararam o conflito e celebraram juntos o Natal. Essa fantástica história real do melhor do espírito humano é contada neste belo filme francês.

1 – A Felicidade Não Se Compra (1946), de Frank Capra. Um bom homem nunca conseguiu viajar pelo mundo como desejava: teve que ficar em sua cidadezinha, cuidando da companhia de crédito que evitava que pessoas pobres caíssem nas garras do banqueiro local. De repente, na véspera de Natal, num sufoco financeiro, sem saída, pensa em matar. Mas uma ajuda celestial o ajuda a ver o mundo por outro lado.

Vá atrás de qualquer um deles e estique seu Natal!

 

Relacionadas