segunda, 14 de outubro de 2019

Edinho Magalhães
Compartilhar:

Aguinaldo 30 Horas

13 de setembro de 2019
Acumulando as funções de Líder da Maioria na Câmara federal e relator da Reforma Tributária (PEC 45/19), o deputado Aguinaldo Ribeiro está ‘funcionando’ tal qual a propaganda do banco que funciona 30 horas: 24hs no Congresso e 6hs em casa. Diariamente a pequena sala da Maioria fica cheia de visitantes que aguardam um momento com o deputado paraibano e não seria exagero dizer que, por vezes, a fila é maior do que a da presidência da Casa.

A maior dificuldade de Aguinaldo não é o de receber as pessoas, mas o de escolher os eventos que é convidado. Ele se esforça para receber todos: jornalistas, políticos, empresários, prefeitos e até amigos da Paraíba. Mas a coisa complica quando as agendas externas se misturam com os compromissos internos, na Comissão da Reforma e no Plenário da Câmara.

Quando chega o fim de semana e se espera um suspiro, mais drama: Aguinaldo tem pelo menos 10 convites de eventos em diferentes cidades do país.

A cada evento que participa ele ressalta a importância do ‘Federalismo da Reforma’ e que ela não pode ter “viés político, pois interessa a todos”. E explica: “estamos convergindo para criar um sistema que incentive a produtividade e que simplifique a forma de tributar, deixando de recolher na origem para tributar no destino”.

Aguinaldo espera concluir os trabalhos na Comissão Especial ainda este mês e encaminha parecer para apreciação do plenário a partir do próximo mês de outubro.

Agenda de Edna

A agenda da deputada Edna Henrique também foi intensa esta semana: ela recebeu o presidente da Associação de Construtores e Incorporadores Leves da Paraíba, que foi agradecer sua importante atuação na liberação de verbas à continuidade do programa Minha Casa Minha Vida. E participou do lançamento da ‘Década da Agricultura Familiar 2019-2028’, instituída pelas Nações Unidas e realizado pela Frente Parlamentar da Agricultura Familiar.

Efraim: Sem Impostos &...

O deputado Efraim Filho foi destaque na mídia nacional esta semana, criticando em programa de TV matutino, a proposta do Governo Federal em recriar a CPMF: “Sou contra a criação de impostos e a idéia não deve prosperar no Congresso nacional”.

...Sem Importação!

Efraim, aliás, é um dos parlamentares que vem atuando para suspender a importação de etanol americano em detrimento do produzido pelos usineiros de cana de açúcar do Nordeste: “aprovamos a urgência de Projeto de Decreto Legislativo na Câmara que suspende essa idéia e o Governo precisa dizer qual será a contrapartida pro produtor brasileiro exportar pros EUA”.

Gervásio x Bolsonaro

Pelas redes sociais o deputado Gervásio Maia divulgou vídeo ao lado dos deputados Jandira Feghali e Alessandro Molon, ambos do Rio de Janeiro, ingressando com ação na PGR contra o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Ricardo Salles “para que sejam investigados por crimes de responsabilidade penal e reparação de danos ambientais, ocorridos na região da Amazônia Legal, Pará e Mato Grosso”.

Crise entre Amigos...

Em conversa informal com parte da bancada paraibana no plenário da Câmara, na tarde de quarta-feira, o deputado Damião Feliciano mostrava preocupação com a crise entre os dois caciques do PSB no Estado, Ricardo Coutinho e João Azevedo: “Quando inimigos brigam é diferente. Mas quando a briga é interna, nunca se sabe o tamanho do prejuízo”.

...É pior que a de inimigos.

Damião comentava lembrando que nesse cenário “não há vencedores” e lembrou de embates épicos nacionais entre ‘Titãs, como os de Jader Barbalho e ACM no Senado da década de 90 e, mais recentemente, entre os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha e da República, Dilma Roussef: “Ninguém ganhou nada, pelo contrário, todos saíram perdendo”. Até que alguém sacou: “- Aí, nesse caso, Damião, quem ganha é a Doutora Lígia!”. Todos riram...menos Damião.

"O Médicos Pelo Brasil só será eficiente e adequado se levar em consideração as desigualdades regionais", deputado Ruy Carneiro, pelas redes sociais, sobre a nova versão do programa ‘Mais Médicos’.

Relacionadas