segunda, 17 de junho de 2019

Renato Félix
Compartilhar:

A força de um bom tema

16 de janeiro de 2019
"Homem-Aranha, Homem-Aranha/ Nunca bate, só apanha". Quem foi criança nos anos 1980 provavelmente cantou muito essa paródia do tema de abertura do desenho animado do herói aracnídeo, a versão produzida em 1967, que ainda passava nas TVs brasileiras no final dos anos 1970/ começo dos 1980. Nos anos 1990, os Ramones deram sua versão para o original no disco Saturday Morning Cartoons' Greatest Hits.

Desde então vieram os filmes do herói, que usaram de leve a canção de Paul Francis Webster e Bob Harris. Nos dois primeiros filmes de Sam Raimi, em 2002 e 2004, com trilha de Danny Elfman, a canção aparece tocada por músicos de rua e, no primeiro filme, em particular, a versão original surge lá no fim dos créditos finais. Os três filmes com Tobey Maguire e os dois com Andrew Garfield preferiam investir em novos temas principais dos quais ninguém se lembra.

Pois não é que "Theme from Spider-Man" surge com pompa e circunstância no final do trailer de Homem-Aranha — Longe de Casa, divulgado esta semana? Nunca um trailer teve tão cara de Homem-Aranha quanto este. A música faz uma diferença enorme.

Foi menos espalhafatoso, mas não passou despercebida manobra semelhante no recente Liga da Justiça (2017). Depois de dois filmes que o Super-Homem, entre outros sofrimentos, era embalado por uma trilha sem graça de Hans Zimmer, Danny Elfman assumiu a música deste exemplar e deu em jeito de evocar, em momentos precisos, o antológico tema que John Williams criou para o filme de 1978, e do qual o herói parece para sempre associado.

Há muitos anos os filmes de heróis têm deixado de lado os temas musicais mais "cantaroláveis", do quais Williams é mestre total (são dele, além de Superman, os temas de Guerra nas Estrelas, ET, Indiana Jones e Harry Potter). Para início de conversa, quase não há mais créditos de abertura para apresentar um tema musical. Um dos melhores, o de Homem de Ferro 3, só vem, como tantos, depois do filme.

Relacionadas