domingo, 19 de maio de 2019
Cinema
Compartilhar:

Veja as principais estreias do Cinema em 2019

André Luiz Maia / 01 de janeiro de 2019
Um novo ano se inicia e, com ele, uma avalanche de estreias previstas para o cinema. Tem realmente para todos os gostos, desde produções nacionais, passando pelas produções mais alternativas com orçamento modesto, chegando até aos blockbusters hollywoodianos.

A dominação dos filmes de super-herói não dá sinais de cansaço, contando com pelo menos dois grandes eventos de peso este ano. Capitã Marvel apresenta com pompa e circunstância a personagem aclamada dos quadrinhos e abre caminho para o encerramento do imbróglio criado em Vingadores — Guerra Infinita, no quarto filme da franquia, Ultimato.

As animações e adaptações em live-action também terão grande destaque este ano, já que o quarto filme da franquia Toy Story já tem data para estrear, além de sequências de outros grandes sucessos de bilheteria, como Frozen 2 e Como Treinar Seu Dragão 3. Uma adaptação da Disney para O Rei Leão está causando discordâncias, já que o termo live-action é questionado.

A produção conta com cenários e captação de imagens reais, mas toda a ação, inclusive seus personagens, são todos produzidos por computação gráfica, contando com atores humanos apenas para a captura de movimento e voz. Independente desse debate conceitual, a obra está sendo bastante aguardada, já que conta no elenco de vozes com nomes como Beyoncé, Donald Glover, Seth Rogen, Chiwetel Ejiofor, dentre outros.

Dentro do circuito do cinema de arte ou de diretores de prestígio, alguns filmes se destacam, a exemplo do thriller Nós, dirigido por Jordan Peele, o mesmo do grande e inusitado sucesso Corra!, no ano passado.

Diante dessa riqueza, o CORREIO elaborou algumas listas que podem servir de guia para os leitores ao longo de 2019. Ao lado e abaixo, algumas das datas previstas para as estreias brasileiras e comentários sobre algumas dessas obras aguardadas.

Super heróis

Depois do fim de Vingadores - Guerra Infinita, os olhos se voltaram para o filme de Capitã Marvel, já que a heroína pode ser uma das figuras a conseguir reverter as ações do vilão Thanos. A história da origem da heroína, no entanto, será ambientada nos anos 1990. É a primeira vez que uma mulher protagoniza uma grande produção do gênero. Outro filme protagonizado por mulheres nesta seara é X-Men — Fênix Negra, que adapta um dos arcos mais populares dos quadrinhos dos mutantes.

Homem-Aranha no Aranhaverso (10/1)

Capitã Marvel (6/3)

Shazam! (4/4)

Hellboy (12/4)

Vingadores — Ultimato (10/1)

X-Men — Fênix Negra (6/6)

Homem-Aranha — Longe de Casa (4/7)

Os Novos Mutantes (1/8)

Coringa (3/10)

Brasileiros

Cinebiografias, obras baseadas em músicas e continuações de comédias de sucesso. São muitas as estreias no cinema nacional, mas uma das mais aguardadas é a adaptação dos quadrinhos da Turma da Mônica para as telonas, com atores em carne e osso. Trata-se de uma adaptação da graphic novel Laços.

Minha Fama de Mau (14/2)

Marighella (11/4)

De Pernas pro Ar 3 (11/4)

urma da Mônica — Laços (27/6)

Hebe (15/8)

Simonal (19/9)

Eduardo e Mônica (10/10)

Minha Mãe É uma Peça 3 (26/12)

Infantis

Depois de encerrar com bastante competência o arco narrativo iniciado nos anos 1990, muita gente se questionou da necessidade de um quarto filme da franquia Toy Story. Apesar de reticentes, os fãs estão animados com a possibilidade de ver mais aventuras do universo de uma das franquias de animação mais bem-sucedidas da história. Outros filmes da Disney que estão sendo aguardados são os live-action de Aladdin, Dumbo (dirigido por Tim Burton), o "mais ou menos" live action de O Rei Leão, além de Frozen 2 e Wi-Fi Ralph, que já estreia quinta.

Wi-Fi Ralph (3/1)

Como Treinar o Seu Dragão 3 (17/1)

Uma Aventura Lego 2 (7/2)

Dumbo (28/3)

Aladdin (23/5)

Pets 2 (6/6)

Toy Story 4, da Pixar (20/6)

O Rei Leão (18/7)

A Família Addams (outubro)

Frozen 2, da Disney (22/11)

Prestígio

Justin Timberlake e Tom Hardy foram nomes cogitados para protagonizarem Rocketman,  cinebiografia do astro Elton John, mas a missão ficou nas mãos de Taron Egerton. No ano, ainda teremos um novo filme de Martin Scorsese, via Netflix.

Nós, de Jordan Peele (21/3)

Rocketman (30/5)

Era uma Vez em Hollywood, de Quentin Tarantino (15/8)

Cats (dezembro)

The Irishman, de Martin Scorsese (sem data)

Ad Astra (sem data)

Where 'd You Go, Bernadette, de Richard Linklater (sem data)

Little Women , de Greta Gerwig (sem data)

A Rainy Day in New York, de Woody Allen (sem data)

Sequências

Depois do primeiro filme, apresentando a infância da trupe que enfrenta o palhaço Pennywise, agora é a vez da trama de It ganhar tons mais sombrios com os personagens adultos. Outra sequência aguardada, que chega agora em janeiro, é Vidro, de M. Night Shyamalan que conclui a trilogia iniciada em Corpo Fechado e retomada com Fragmentado. Em 2019, também teremos o encerramento da nova trilogia de "Star Wars".

Vidro (17/1)

MIB — Homens de Preto: Internacional (13/6)

Shaft (14/6)

It — A Coisa: Capítulo 2 (5/9)

Star Wars — Episódio IX (19/12)

Downton Abbey (sem data)

Exterminador do Futuro 6 (sem data)

Rambo V (sem data)

Relacionadas