quarta, 22 de maio de 2019
Cinema
Compartilhar:

Globo de Ouro abre temporada de premiações, neste domingo

Renato Félix / 07 de janeiro de 2018
Puxado para o primeiro fim de semana do ano, o Globo de Ouro mais do que nunca abre a temporada de premiações do cinema em 2018. É um período em que ainda não há favoritos na briga pelo Oscar e o prêmio da imprensa estrangeira em Hollywood pode ajudar a apontar quem está forte.

Se depender do número de indicações, o favoritismo está com A Forma na Água, a fantasia de Guillermo del Toro que ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza, com sete. Logo atrás, vêm The Post – A Guerra Secreta, de Steven Spielberg, e Três Anúncios para um Crime, de Martin McDonagh, ambos com seis.

Os três concorrem no setor drama. O Globo de Ouro faz essa divisão entre "drama" e "musical ou comédia", que sempre gera debates, como a inclusão de Corra!, de Jordan Peele, um filme de suspense sobre racismo na seara das comédias. Nesse campo, o filme com mais indicações é Lady Bird – É Hora de Voar, de Greta Gerwig, com quatro. Houve reclamações sobre ela não ter sido indicada a melhor direção. Ela concorre a melhor roteiro.

A cerimônia, que será transmitida ao vivo pelo canal pago TNT, promete muitas referências aos recentes escândalos de abuso sexual que sacudiram a indústria americana de cinema.

Meryl Streep, que fez um baita discurso político ao ser homenageada ano passado, já anunciou que será uma das que vão vestir preto como manifestação contra os abusadores – o principal deles, Harvey Weinstein, produtor com quem ela trabalhou, e sobre quem disse que não sabia de nada. É de esperar discursos engajados e piadas provocadoras, estas sob a responsabilidade de Seth Meyers, mestre de cerimônias da vez.

Relacionadas