segunda, 20 de maio de 2019
Cinema
Compartilhar:

Documentário ‘Pina’ será exibido na Fundação Casa de José Américo

André Luiz Maia / 31 de outubro de 2017
Foto: DIVULGAÇÃO
Os apaixonados pela fança terão a oportunidade de conferir nesta quarta-feira (1) o documentário Pina, que destrincha a metodologia e a trajetória da coreógrafa alemã Pina Bausch. A exibição acontece no Cineclube O Homem de Areia, organizado pela Fundação Casa de José Américo. A entrada é gratuita, limitada apenas pela capacidade do anfiteatro da instituição.

As filmagens foram feitas utilizando a técnica do 3D, um marco para o cinema de arte. A estratégia de Wim Wenders foi dar um novo propósito à ferramenta, utilizada como atrativo por blockbusters das salas comerciais de cinema. Aqui, o 3D serve para evidenciar a dinâmica dos bailarinos da companhia Tanztheater Wuppertal, da coreógrafa alemã.

Pina originalmente seria um registro das ações da companhia e, através disso, pretendia-se explorar a personagem principal e sua trajetória, de uma das mais importantes coreógrafas da dança contemporânea. A ideia foi abortada quando Bausch faleceu, dois dias antes do início das gravações, em 2009. Por insistência de familiares e dos próprios bailarinos da companhia, o projeto foi retomado, como uma maneira de deixar o legado de Pina Bausch sobreviver através do registro documental e cinematográfico.

Após a exibição, o público poderá participar de um debate comandado pela professora e escritora paraibana Ana Adelaide Peixoto Tavares.

“Pina”

Pina. Alemanha/ França/ Reino Unido, 2015

Direção: Wim Wenders.

Amanhã, às 19h30

Fundação Casa de José Américo (Av. Cabo Branco, 3336, Cabo Branco, João Pessoa – 3214.8523/ 3214.8538 – http://www.fcja.pb.gov.br)

Entrada franca

Relacionadas