segunda, 12 de abril de 2021

Cinema
Compartilhar:

Confira a crítica do filme ‘IT – A Coisa’, baseado em livro Stephen King

Renato Félix / 10 de outubro de 2017
Foto: DIVULGAÇÃO
Anos 1980, cidade pequena dos EUA, crianças em uma aventura. Os Goonies (1985), ET (1982), Conta Comigo (1986), Stranger Things (2016) e, agora, It – A Coisa (2017). O filme baseado em livro de Stephen King reúne mais uma vez esses elementos e eles novamente funcionam muito bem.

Não só nessa combinação, It tem várias qualidades. A maior delas, a construção de seus personagens principais, que formam o Clube dos Otários (ou Clube dos Perdedores, dependendo da trtadução). Principalmente em seus terrores na vida real, para além de ter que lidar com o palhaço assassino sobrenatural que é o antagonista da trama.

É uma pena que, diante disso, o filme derrape na própria lógica interna tantas vezes do meio para o fim. E isso tem pouco a ver com elementos a serem explicados na parte 2, que se passará vários anos depois.

Felizmente, o que há de bom supera bastante o que há de problemático. Por exemplo, toda a cena do banheiro, com sua metáfora da puberdade, com os elementos de unificação dos garotos e seu visual de impacto, que foge dos sustos fáceis aos quais o filme às vezes recorre.

“IT – A coisa”

It. Estados Unidos, 2017

Direção: Andy Muschietti. Elenco: Jaeden Lieberher, Sophia Lillis, Jeremy Ray Taylor, Finn Wolfhard, Bill Skarsgard.

Em cartaz em JP e CG

Relacionadas