quarta, 19 de dezembro de 2018
Violência
Compartilhar:

Violência cai na rede e site americano apresenta JP com alto nível de criminalidade

Katiana Ramos / 27 de setembro de 2016
Foto: Nalva Figueiredo
A casa cercada por muro alto com grades nas portas e janelas são as medidas de segurança tomadas pelo aposentado João Batista para se proteger da violência. “Conheço muita gente que já foi assaltada na rua e em casa. Então, tomo esse cuidado”, relatou. A insegurança sentida por ele ilustra uma pesquisa realizada pelo site Numbeo.com, dos Estados Unidos, que computa dados sobre segurança pública de cidades em diversos países do mundo. Segundo o portal, a percepção dos usuários sobre João Pessoa é de que a cidade tem nível alto de criminalidade, de uma forma geral. Apesar da má notícia, no Nordeste, a situação da cidade é a menos pior. Ainda é mais seguro estar na Capital da Paraíba do que em outras oito capitais da região que aparecem no ranking.

Para compilar os dados, coletados até o último mês de julho, o site disponibiliza um questionário para os visitantes com perguntas sobre a sensação de insegurança e problemas relacionados.

Segurança

Para o historiador e pesquisador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ariosvaldo Diniz, a sociedade passa pelo processo de naturalização da violência e esse problema social cresce à medida em que aumentam outras dificuldades, como o desemprego e a desigualdade.

“Ninguém basicamente se revolta com essa situação, a não ser que seja vítima. Primeiro aparece o estranhamento e, depois, haverá o processo de acomodação, tolerância. Há um certo consenso entre as elites e os poderes sobre a questão do combate à violência. Com exceção de poucos políticos que estão no poder e fazem alguma coisa contra isso, no geral, há uma concordância com esta postura de conformidade “, explicou Ariosvaldo Diniz.

Por sua vez, o cientista político e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, João Furtado Vasco, defendeu que a sensação de insegurança depende do ambiente em que a pessoa está inserida e também se ela foi vítima ou não de algum ato de violência.

Segurança

Numbeo se diz o maior banco de dados do mundo de usuário contribuiu dados sobre cidades e países do mundo, que fornece informações atuais sobre as condições de vida do mundo, incluindo o custo de vida, indicadores de habitação, cuidados de saúde, tráfico, crime e poluição de 6.303 cidades do mundo.

Relacionadas