domingo, 13 de junho de 2021

Violência
Compartilhar:

Um estupro por dia e 1.513 assassinatos

Ainoã Geminiano / 10 de outubro de 2015
Foto: Ilustração
Uma mulher é estuprada todos os dias na Paraíba, de acordo com a 9ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O número pode ser maior, já que as estatísticas de segurança apresentas pelo Estado foram consideradas incompletas e inconsistentes, na avaliação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em 2014 foram registrados 367 estupros na Paraíba, 18,5% a mais que no ano anterior. No Brasil foram 47.643 casos, uma média de um estupro a cada 11 minutos. Apesar de haver uma queda de 6,7% com relação ao ano anterior, o FBSP não considera que houve uma redução.

O Anuário abordou outros temas relacionados à segurança pública e mostrou que a Paraíba precisa construir pelo menos dez presídios do tamanho do PB1(de João Pessoa), para dar conta da quantidade de presos existente no Estado. O levantamento relevou que a maioria dos adolescentes em medida de internação cometeram crimes graves como homicídio, roubo e tráfico. Também mostrou que a Paraíba fez o quinto menor investimento do país em inteligência policial e teve a quinta menor despesa per capta com segurança pública, no ano passado.

A publicação consolida os dados do setor de segurança pública no Brasil em 2014 e representa a principal referência técnica nacional visando a transparência de informações dessa área no País. Pela primeira vez, o Anuário apresenta dados de roubos e furtos de veículos nas 27 capitais brasileiras. A cada sessenta e três segundos, um veículo foi roubado ou furtado em 2014 e, somando todos os Estados, foram contabilizados 496.799 roubos e furtos de veículos. Um aumento de 8,8% em relação a 2013.

Leia mais no jornal Correio da Paraíba

Relacionadas