domingo, 19 de novembro de 2017
Cidades
Compartilhar:

TRT adere ao Abril verde e realiza ações

Da Redação / 29 de março de 2016
Foto: Divulgação
O mês será dedicado para a realização de diversos eventos. Além da exibição de vídeos educativos em emissoras de rádio e TVs de João Pessoa e Campina Grande, será feita a distribuição de cartilhas sobre prevenção dos acidentes de trabalho.

O evento será realizado no auditório do Tribunal Pleno, onde será ministrada a palestra “Saúde mental no ambiente de trabalho”, pelo médico (psiquiatra) Roberto Mendes dos Santos, que atua no Hospital Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e é professor de Psiquiatria na Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE), além de mestre em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e especialista em dependência química da Universidade de São Paulo (UNISP).

No dia 7 de abril, a programação tem continuidade com uma visita ao Colégio Liceu Paraibano, onde será ministrada a palestra “Acidentes de Trabalho”, pelos expositores juízes André Machado e George Falcão. Terá apresentação do Grupo de Teatro Justiça em Palco, do TRT, e do maestro Carlinhos Telles e Karla Leitão, servidores do Regional, além da exibição de vídeos educativos e distribuição de cartilhas sobre prevenção dos acidentes de trabalho.

No dia 15, a equipe do Programa Trabalho Seguro do TRT fará uma visita ao canteiro de obra da Construtora MRV Engenharia, em João Pessoa, para a exibição de vídeo educativo, palestra e distribuição de cartilhas sobre prevenção dos acidentes de trabalho.

Iluminação. A partir do dia 1º do mês de abril, a fachada do prédio sede do TRT será iluminada por luzes verdes. Será o marco do movimento. A adesão do TRT ao “Abril Verde” aconteceu no ano passado pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional do Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) – Getrin13, na sede do TRT. Todos os eventos antecedem o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, comemorado no país no dia 28 de abril, sendo estendida até o dia 1º de maio (Dia do Trabalhador).

Abril Verde. O Movimento Abril Verde tem, como principal objetivo, conscientizar a sociedade quanto a questões relacionadas à segurança do trabalho e à promoção da saúde do trabalhador brasileiro.

A mobilização, que acontece durante todo o mês de abril em todos os anos, se faz necessária para alertar a população sobre o alarmante número de vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais que ainda existem no país e, por consequência, para que esse número seja reduzido. Somente com o envolvimento de toda a sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, a questão acidentária poderá ser melhor discutida e minimizada.

Na Paraíba, além do auditório do TRT, os eventos acontecem também na Secretaria de Saúde do Estado, no auditório da Asplan, no ginásio do Colégio Liceu Paraibano, na Escola Técnica Cetepa (Santa Rita), no Pavilhão do Chá (João Pessoa), no Centro Médico de Jacumã, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho, na Escola Técnica Unepi (João Pessoa), no auditório do Sinduscon (JP), na Pedra da Boca (Araruna – PB), na Fábrica Duralex – Louças Paraíba (João Pessoa).

Os eventos também acontecem no Sinttel, na Assembleia Legislativa do Estado e no auditório da Faculdade Maurício de Nassau (João Pessoa). Em Campina Grande será realizada, no dia 28, a I Caminhada em memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, com participação de cordelistas, bandas marciais e filarmônica, ato simbólico e apresentação de grupo de teatro na Praça do Trabalho, bairro do São José.

Leia mais no Jornal Correio da Paraíba.

Relacionadas