sexta, 22 de janeiro de 2021

Cidades
Compartilhar:

Tribunal de Contas do Estado vê avanço no IDH

Adriana Rodrigues / 15 de abril de 2017
Foto: Assuero Lima
O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Arnóbio Viana destacou o papel do órgão na evolução do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios paraibanos. Segundo ele, durante o encontro Governança e Gestão nos Tribunais de Contas do Brasil, promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), no Instituto Serzedello Corrêa - Escola Superior do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, o assunto foi destaque no pronunciamento de um representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD).

De acordo com Viana, o representante do PNUD, integrante da Organização das Nações Unidas (ONU), fez referências elogiosas ao IDH dos municípios da Paraíba, onde conforme destacou, tem ocorrido a melhor evolução do País, no decurso dos últimos 25 anos.

“Essa evolução é resultado da atuação do TCE na fiscalização rotineira de acompanhamento da gestão, com a orientação sobre a aplicação, por exemplo, dos recursos públicos nas ações de educação e saúde”, comentou.

Além das questões relativas a governança e gestão nos TCs brasileiros, durante o evento  também houve a discussão sobre a implantação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) pelas Cortes de Contas.

O conselheiro, disse, ainda, que o IRB, que é presidido pelo conselheiro Sebastião Helvécio (TCE-MG), é uma associação de estudos e pesquisas responsável por capacitações, seminários, encontros e debates no âmbito dos Tribunais de Contas do Brasil, que tem como uma das pautas para este ano a implementação do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

Lançado no ano passado, o IEGM representou um marco histórico na trajetória do Controle Externo brasileiro, porque consolidou, no primeiro ano de sua aplicação, o diagnóstico da gestão de 4.071 das 5.570 administrações municipais brasileiras.

A divulgação dos resultados do IEGM Brasil, os quais permitem análise por índice componente, de forma comparada a outros indicado

"O Tribunal é importante agente da transformação que pode ser constatada na evolução do Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios na Paraíba ", afirmou o vice-presidente do TCE,

Arnóbio Viana.

Relacionadas