quinta, 22 de outubro de 2020

Transporte
Compartilhar:

Cadastro de biometria facial para ônibus gera grandes filas em João Pessoa

Ainoã Geminiano / 09 de novembro de 2018
Foto: Nalva Figueiredo
O prazo para a atualização cadastral, que está sendo feita por conta da mudança de biometria facial, termina neste sábado (10). No entanto, até a última quarta-feira (7), apenas 54% (32.539) dos cadastros ativos (60 mil), aqueles em que o estudante regularmente tem feito recargas, passaram em um dos cinco postos de atendimento do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP). No total há 100 mil cadastros, porém nem todos estão em funcionamento. A previsão é que os novos validadores estejam no transporte coletivo até o final deste ano. Nessa quinta-feira (8), filas gigantescas foram registradas na sede do sindicato, que fica no Centro da cidade.

A atualização para o novo modelo para os estudantes que utilizam os transportes urbanos da Capital começou no dia 20 de setembro. Para o Sintur-JP, a mudança representa um importante avanço tecnológico, pois é um sistema moderno e seguro, permitindo um embarque mais ágil e sem fraudes, com a previsão de redução de pelo menos 40% o tempo de entrada nos ônibus. Por ser um sistema mais seguro fica garantido o direito a quem de fato pertence. Mesmo após dois anos em funcionamento, ainda tinha situações em que o estudante tinha dificuldade de passar nas catracas dos ônibus. Alguns deles, esperam que a mudança seja benéfica.

Para fazer a atualização, o estudante precisa procurar um dos cinco postos de atendimento na Capital. De acordo com o Sintur-JP, eles obtiveram essa função para atender a demanda, tendo em vista que qualquer alteração só poderia ser feita na sede do Sindicato, que fica na Rua Treze de Maio. Os postos faziam somente a recarga dos cartões. Conforme o Sindicato das Empresas após o término da atualização cadastral dos estudantes, o sindicato vai iniciar o procedimento com outras categorias de usuários de ônibus que têm direito à gratuidade. O novo sistema é exclusivo para passageiros com benefício.

Em relação ao número de filas, o Sindicato informou que o número de guichês na sede foram aumentados em 40%. Nesse local, aqueles que vão fazer apenas recarrega de algum tipo de cartão não precisa enfrentar a fila destinada a atualização, pois há um guichê especial. Não há distribuição de senha para aqueles que passaram do horário de fechamento do posto.

 

Relacionadas