terça, 12 de novembro de 2019
Transporte
Compartilhar:

Apenas oito cidades da Paraíba têm plano de transporte, diz estudo do IBGE

Lucilene Meireles / 10 de julho de 2018
Foto: Reprodução
O estudo do IBGE também aponta que, na Paraíba, apenas 8 municípios têm plano municipal de transporte. Entre os aspectos do plano, cinco municípios prevêem a política de circulação viária e de transportes do município. Em sete, o plano prioriza a estrutura e a forma de organização do sistema de transporte de passageiros e suas regras básicas de funcionamento. A política tarifária é prioridade em três deles.

A estrutura, a forma de organização e as normas de utilização do espaço viário de uso público estão entre os aspectos do plano municipal de transporte em quatro municípios. Apenas um primou pelo priorizar o pedestre e o ciclista no uso do espaço viário de uso público. Sete cidades incluíram as pessoas com deficiência na rede viária e no sistema de transporte.

Quatro municípios haviam participado de Conferência Municipal de Transporte nos últimos 4 anos, mas apenas um considerou algumas informações do evento para a elaboração e desenvolvimento do Plano Municipal de Transportes. Dois não consideraram essas informações e o quarto a participar de conferência, sequer possui plano. Outro não considerou as deliberações das conferências para elaboração do plano.

No Estado, 12 municípios possuem Conselho Municipal de Transporte. Já o Fundo Municipal de Transporte existe em três deles, sendo 1 com o Conselho Municipal de Transporte ou similar como gestor do fundo; no outro, o fundo tem financiado ações e projetos para questões do transporte nos últimos 12 meses.

Relacionadas