sábado, 16 de janeiro de 2021

Trânsito
Compartilhar:

Rui Carneiro e Edson Ramalho são as avenidas dos apressadinhos

Lucilene Meireles / 27 de dezembro de 2016
Foto: Rafael Passos
Mais de 130 mil infrações de trânsito foram registradas este ano em João Pessoa, das quais pelo menos 70% por excesso de velocidade. As vias onde há maior número de irregularidades são a Rui Carneiro, em frente à Subestação Tambaú, sentido praia, e a General Edson Ramalho, oposto ao número 360. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), as duas vias tiveram média mensal de mil infrações de todos os tipos em 2016 e são responsáveis por quase 20% de todas as multas registradas.

A fiscalização é feita tanto pelos agentes de mobilidade urbana em pontos estratégicos, quanto através das câmeras monitoradas do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT). “O excesso de velocidade é um dos principais motivos de multas. Por isso, os motoristas devem ter mais atenção, que sejam menos egoístas e percebam o risco que estão causando a terceiros, como atropelamentos, e a si próprios”, declarou o superintendente de Mobilidade Urbana, Carlos Batinga.

Ele ressaltou que a tendência é aumentar o número de câmeras de monitoramento. “Porém, tem que ter estrutura e equipe para isso. Quanto mais se amplia a eletrônica, reduz a equipe na rua. Levamos em conta a crise financeira, mas estamos fazendo um novo planejamento e vamos levar a proposta para o prefeito. Há expectativa de concurso por solicitação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas isso depende da retomada da economia”.

Segundo Batinga, a Semob está vendo também uma forma de terceirizar mais serviço para concentrar as ações em cima do monitoramento eletrônico. A necessidade aumentou porque, além das câmeras, foi implantado o GPS este ano para rastreamento dos ônibus, o que exige equipe também monitorando o transporte coletivo.

Infrações – as três mais



  • Transitar em velocidade superior à máxima permitida para local, medição por instrumento e equipamentos.


  • Estacionar o veículo em locais e horários proibidos.


  • Avançar o sinal vermelho do semáforo - fiscalização eletrônica.




132.065

É o número de infrações cometidas pelos motoristas de janeiro até agora, em João Pessoa. Um dado interessante é que mais de 20% das autuações são causadas por veículos de outros Estados, principalmente de Pernambuco.

59

É o total de câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) instaladas pela Semob, em João Pessoa. Destas, 32 possuem caráter de fiscalização.

 

Relacionadas