segunda, 19 de agosto de 2019
Trânsito
Compartilhar:

Perimetral sul deve ser entregue no mês de agosto

Lucilene Meireles / 25 de julho de 2018
Foto: Assuero Lima
Com quatro anos de atraso, a Avenida Perimetral Sul deve ser entregue em agosto. Pelo menos, esta é a promessa do Departamento de Estradas de Rodagem na Paraíba (DER-PB), responsável pela execução das obras. Os serviços estão em fase de conclusão, faltando detalhes como iluminação, finalização das rotatórias e sinalização.

Para quem mora na Zona Sul de João Pessoa, a via oferece novos acessos, interligando o Bairro das Indústrias ao Muçumago, através do bairro Valentina Figueiredo e dos conjuntos Gervásio Maia e Colinas do Sul.

Para quem acompanha o andamento da obra, que começou em 2013 com prazo de um ano para ficar pronta, a expectativa é grande. “Essa obra se arrasta há anos. É muito tempo. Moro no bairro João Paulo II e trabalho aqui. Ainda não temos iluminação e isso é um risco para a segurança”, observou o mecânico Severino Bezerra.

O aposentado Marcelino André da Costa, de 83 anos, viu o crescimento do bairro Colinas do Sul, onde mora há 11 anos. “Eu acho que a obra é muito boa para quem vive aqui, mas está demorando demais para terminar”, observou.

Armando Marinho, diretor de Operações do DER, explicou que agora estão sendo feitos os últimos serviços. No trecho próximo ao Parque Cowboy, uma faixa foi concluída e a outra está sendo executada, com a rotatória e finalização do asfalto. “A previsão é que seja entregue em agosto, toda finalizada, com sinalização horizontal e vertical”, afirmou.

A sinalização horizontal só pode ser feita uma semana após todo o asfalto ser concluído, mas ele garantiu que são apenas três dias para ficar pronta.

Iniciada em agosto de 2013, o prazo inicial de conclusão era de 12 meses, mas os trabalhos foram suspensos mais de uma vez por problemas ambientais e contratos rescindidos com as construtoras. A Perimetral Sul começa na BR-101, onde era o antigo posto da Operação Manzuá e se estende até a PB-008, oferecendo mais uma opção de ligação entre as rodovias.

Todo o fluxo de veículos da BR-101 para alcançar a PB-008, no sentido praias do Litoral Sul, pode seguir pela perimetral, que também melhora o tráfego do Valentina, Mussumagro, Gervásio Maia. A avenida foi toda duplicada, ganhou canteiro central e iluminação, tirando o fluxo de carros na entrada de João Pessoa.

Relacionadas