terça, 13 de novembro de 2018
Trânsito
Compartilhar:

Nova via que liga Beira-rio é inaugurada em João Pessoa

Bárbara Wanderley / 12 de outubro de 2018
Foto: Nalva Figueiredo
Uma nova rota que liga a Avenida Beira-Rio ao bairro do Jardim Luna e à BR-230, em João Pessoa, foi inaugurada na manhã dessa quinta-feira (11). A obra, que havia sido anunciada pela Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) no dia 31 de agosto, permite que os motoristas que transitam pela Rua Vandick Pinto Filgueiras, em Tambauzinho, possam cruzar as avenidas Epitácio Pessoa e Rui Carneiro, tendo acesso ao Jardim Luna e também à rodovia.

De acordo com o superintendente adjunto da Semob-JP, Wallace Massini, a necessidade de outra via de acesso ao bairro já havia sido percebida há algum tempo. “O único acesso era aquele da igreja de Miramar, que formava muita fila em alguns horários”, disse.

Para viabilizar a mudança, foram instalados semáforos nos cruzamentos das Avenidas Geraldo Mariz e Vandick Filgueiras; Vandick Filgueiras e Epitácio Pessoa e Jorge Faraj e Rui Carneiro.

O semáforo que existia na Avenida Rui Carneiro permitindo a conversão à esquerda na Rua Francisco Oliveira Porto foi removido. Agentes de trânsito da Semob ficarão de prontidão nas esquinas da Epitácio Pessoa e da Rui Carneiro pelos próximos 15 dias para orientar os motoristas.

População

O autônomo Pedro Lira, que passou pela região com o seu veículo nas primeiras horas após a mudança, elogiou a obra.

“Ficou ótimo, o asfalto, os semáforos, o acesso mais fácil à Rui Carneiro”, disse.

Já o advogado João Nogueira tem dúvidas se a mudança será positiva.

“Acho que não vai dar certo porque os semáforos são muitos próximos, no horário de pico vai formar fila de um semáforo para outro. Mas é apenas a primeira vez que estou passando aqui, vamos ver como vai ser”, comentou.

Como funciona

Quem trafega pela Beira-Rio vai poder acessar o novo corredor pela R. Vandick Pinto Filgueiras, que passa na lateral do Espaço Cultural. A via possui fluxo direto até a Epitácio Pessoa, na esquina do Posto Petrobrás. Nesse ponto, será possível fazer uma travessia direta. Para isso, parte do canteiro central foi removido e um semáforo foi instalado.

A partir daí, o condutor chega até a R. Jorge Faraj, que já recebeu pavimentação asfáltica e dá continuidade ao corredor até a Av. Rui Carneiro. Neste ponto, uma parte do canteiro central também foi retirada e um semáforo instalado.

Uma vez no Brisamar, o motorista poderá seguir pela R. Nevinha Gondim de Oliveira, dobrar à esquerda na R. Catulo da Paixão Cearense e assim chegar até a R. Dr. Nunes Filho, que margeia a BR, e acessá-la mais à frente. Para isso, o trecho da R. Catulo da Paixão Cearense deixa de ser mão dupla, passando a ser sentido único em direção à BR.

Outra forma de acessar o corredor é pela Av. Deputado Geraldo Mariz. Nesse caso, o condutor pode vir desde o Centro, pela Av. Júlia Freire, passar pelo viaduto da Geraldo Mariz e seguir até a Vandick Filgueiras. Nesse ponto foi instalado um novo semáforo e sinalização.

Relacionadas