segunda, 19 de abril de 2021

Trânsito
Compartilhar:

Mudanças no trânsito prometem acesso mais fácil à BR-230 em JP

Bárbara Wanderley / 01 de setembro de 2018
Foto: Nalva Figueiredo
Nalva Figueiredo
Uma nova alternativa de rota ligando a Avenida Beira-Rio à BR-230, será inaugurada dentro de 30 dias em João Pessoa. A obra, iniciada na manhã dessa sexta (31), vai permitir que os motoristas cruzem de forma contínua as avenidas Epitácio Pessoa, a partir da Rua Vandick Pinto Filgueiras, e Rui Carneiro, partindo da Rua Jorge Faraj, no sentido Brisamar, dando assim, acesso à BR-230.

A ideia é facilitar o acesso de quem circula da região central em direção à Zona Norte, desafogando o tráfego nas vias principais, conforme explicou o superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, Adalberto Araújo. “Quem vier de bairros como Centro, Torre, Expedicionários e Tambauzinho vai poder acessar a Zona Norte, do Brisamar à Cabedelo de forma direta e sem pegar o trânsito da Epitácio Pessoa ou Beira-Rio”.

O frentista José Antônio da Silva acredita que a mudança será benéfica para os motoristas. “Quem precisa pegar a BR tem que descer até lá na frente, no segundo sinal para fazer o contorno. Agora vai ficar bem melhor”, comentou, referindo-se à distância até a Avenida Tito Silva, local que é atualmente acessado pelos motoristas que precisam fazer um retorno na Avenida Epitácio Pessoa.

O representante comercial Enevaldo Ferreira também vê a mudança de forma positiva. “Acredito que vai ser bom porque vai dar um acesso mais rápido à BR que é uma via muito procurada”, disse.

Como vai funcionar

Quem trafega pela Beira-Rio vai poder acessar o novo corredor pela Rua Vandick Pinto Figueiras, que passa na lateral do Espaço Cultural. A via possui fluxo direto até a Avenida Epitácio Pessoa, na esquina do Posto Petrobras. Nesse ponto, será possível fazer uma travessia direta. Para isso, parte do canteiro central foi removida e um semáforo será instalado.

A partir daí, o condutor chega até a Rua Jorge Farat, que já recebeu pavimentação asfáltica e dá continuidade ao corredor até a Avenida Rui Carneiro. Nesse ponto, uma parte do canteiro central também foi retirada e um semáforo será instalado para que seja possível cruzar a via.

Uma vez no Brisamar, o motorista poderá seguir pela Rua Nevinha Gondim de Oliveira, dobrar à esquerda na Rua Catulo da Paixão Cearense e assim chegar até a Rua Dr. Nunes Filho, que margeia a BR, e acessá-la mais à frente. Para isso, o trecho da Rua Catulo da Paixão Cearense deixa de ser mão dupla, passando a funcionar em sentido único em direção à BR.

Outra forma de acessar o corredor é pela Avenida Deputado Geraldo Mariz. Nesse caso, o condutor pode vir desde o Centro, pela Avenida Júlia Freire, passar pelo viaduto da Geraldo Mariz e seguir até a Vandick Figueiras. Nesse ponto será instalado um novo semáforo e sinalizações horizontal e vertical.

Cruzamento que vai receber semáforo:

- Rua Vandick Pinto Figueiras x Rua Deputado Geraldo Mariz

Cruzamentos que vão receber semáforo e perder canteiro central:

- Rua Vandick Pinto Figueiras x Avenida Epitácio Pessoa

- Rua Jorge Farat x Avenida Rui Carneiro

Mudanças de sentido de fluxo:

- Rua Jorge Farat: Continua com fluxo em sentido único, mas em direção à Avenida Ruy Carneiro.

- Rua Catulo da Paixão Cearense: O trecho que integra o corredor deixa de funcionar em mão dupla e passa a ter fluxo com direção à BR 230.

Relacionadas