quarta, 20 de janeiro de 2021

Trânsito
Compartilhar:

Indenizações por morte no trânsito crescem 33%

Redação / 21 de setembro de 2017
Foto: Reprodução
Dados do Boletim Estatístico do Seguro DPVAT demonstram que, somente em agosto, foram pagas 793 indenizações para casos de morte, invalidez permanente e despesas médico-hospitalares decorrentes de acidentes de trânsito na Paraíba. A edição estatística do último mês mostra um aumento de 33% no número de indenizações, em comparação ao mesmo período de 2016, quando foram 595 casos registrados.

Ainda segundo o boletim, em agosto de 2017, foram registrados 133 casos de indenização por morte, gerando um índice de 118% maior que o mesmo período do ano passado, quando registrou-se 61 casos. Os casos de indenização por invalidez permanente cresceram 25%. Em agosto de 2016, foram registradas 487 indenizações, já em 2017, 612 casos foram contabilizados. Por fim, existem os casos de despesas médico-hospitalares em decorrência de acidentes, que em agosto de 2016 somou 47 indenizações, mas em 2017, 48 casos foram registrados.

Os dados também mostraram que a maioria dos acidentes relacionados ao trânsito envolvem motoristas de moto. Em números percentuais, eles representaram quase 43,7% dos condutores indenizados neste tipo de cobertura durante o mês de agosto, na Paraíba. “Parece notícia antiga, mas, infelizmente, não é. Os motociclistas continuam no topo das estatísticas de trânsito e sempre com números preocupantes. A análise e disseminação das estatísticas do Seguro DPVAT pode contribuir para o desenvolvimento de ações de prevenção de acidentes mais efetivas”, alerta Ismar Tôrres, diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT.

O recorte estatístico de agosto é divulgado durante a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro. A data é celebrada desde 1997, quando foi instituído o Código de Trânsito Brasileiro. O período é utilizado, anualmente, pelos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, para alertar à população sobre o tema, já que o número de acidentes cresce a cada dia. A Seguradora Líder mantém o blog educativo Viver Seguro no Trânsito (www.viverseguronotransito.com.br) e, nesta semana especial, destaca dicas e textos com foco na prevenção de acidentes.

 

Relacionadas