Deverão ser investidos R$ 400 milhões nas obras, sendo que R$ 150 milhões já foram incluídos no orçamento deste ano.
A licitação dos projetos que visam melhorar o fluxo de veículos nas BRs 230, na área metropolitana de João Pessoa (do km 0 ao 28,1), e 101 (do km 74,10 ao km 129) está prevista para o segundo semestre deste ano, segundo informou o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) na Paraíba.
O Departamento ainda informou que o órgão tem três prioridades para a execução das obras, mas isso depende da empresa que executará e também o cronograma das obras, que são as contenções de barreiras: a da comunidade Santa Clara (km 19) e da comunidade São Rafael – antes da barreira anterior, no sentido Cabedelo/Recife, no Castelo Branco. Nesse último local serão feitas duas contenções de melhorias. Além disso, a construção de vias marginais que darão acesso aos viadutos que serão construídos e passarelas em frente à faculdade Iesp/FatecPB, no km 14 da BR-230.
O engenheiro José Antônio de Araújo Neto, chefe do Serviço de Projetos da Superintendência Regional do Dnit na Paraíba, informou que o empreendimento trará inúmeros benefícios, como melhorias para o escoamento de cargas do Porto de Cabedelo, importante para o abastecimento de indústrias, fábricas e comércios de todo o Estado, além de desafogar o intenso fluxo urbano rodoviário da zona metropolitana de João Pessoa, nos horários de pico.
Ainda de acordo com o Dnit, em abril deste ano, o departamento realizou uma audiência pública para apresentar o projeto em que participaram a diretora nacional do órgão, representantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, das prefeituras da Capital e Cabedelo, câmaras municipais, de trânsito, órgãos de meio ambiente, tribunais e Controladoria. Após essa audiência, aguarda-se, a realização da licitação pública, prevista para o segundo semestre deste ano.
Durante as fases de estudos de tráfego dos projetos, apenas o trecho de Cabedelo/Avenida Flávio Ribeiro Coutinho apresentou contagem de tráfego de ciclistas suficiente para a viabilidade de construção de ciclovia. Não há previsão de ciclovias nos outros projetos.
Já o projeto da BR-101/PB prevê melhoramentos a serem construídos que não foram executados durante a duplicação da rodovia, como acessos, alças de aceleração e desaceleração, viadutos em terra armada, vias marginais/laterais, paradas de ônibus e retornos em pavimento de concreto armado. Serão beneficiados diversos pontos dentro dos municípios do Conde, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita. Esse projeto está em fase de atualização.
A duplicação da Rodovia BR-230/PB, entre Campina Grande e a Praça do Meio do Mundo (entroncamento com a BR-412/PB), encontra-se em elaboração.