sábado, 28 de novembro de 2020

Trânsito
Compartilhar:

Dia de atenção redobrada com as mudanças na Lagoa

Ainoã Geminiano / 25 de janeiro de 2016
Foto: Nalva Figueiredo
A semana começa com uma expectativa dos motoristas que transitam pelo Centro de João Pessoa, sobre como ficará a movimentação no entorno da Lagoa do Parque Solon de Lucena. Desde o início da tarde do último sábado que o anel interno foi fechado definitivamente para o tráfego de veículos e motos, carros e ônibus passaram a circular apenas pelo anel externo.

A mudança foi feita no final de semana para que os motoristas fossem se adaptando, em dias de pouco movimento. Mesmo com poucos veículos na rua, as opiniões estavam divididas e tinha que apostasse que o trânsito hoje ficará caótico. O fechamento do anel interno é parte do projeto de reurbanização do Parque Solon de Lucena, que está sendo executado pela Prefeitura da Capital. No lugar onde era a via de trânsito serão construídas pistas de patins, ciclovias e passeios para pedestres. Desde o sábado, o local está cercado com tapumes e as pessoas não terão mais acesso, mesmo a pé, até o final da obra.

Com isso, os veículos que vierem no centro bairro-centro, pela Avenida Getúlio Vargas, terão que entrar à direita, ao lado do prédio do INSS, onde a via está dividida com duas faixas à direita só para carros e duas à esquerda só para ônibus, separadas por um meio fio. A orientação da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) é que os carros particulares se mantenha nas faixas da direita, desde a Primeira Igreja Batsita e os coletivos nas faixas da esquerda, para evitar cruzamento de trajetos na entrada do anel externo.

Os motoristas também deve ficar atentos ao canteiro que divide os lados da Avenida Getúlio Vargas, foi aberta uma passagem, que é de acesso exclusivo para ônibus. Ela servirá para os coletivos que vem do Mercado Central, com destino ao terminal de integração e precisam contornar a Lagoa.

Semáforo instalado

Outro ponto que requer atenção é a saída do anel externo para a Avenida Miguel Couto ou para que vai em direção à Rua Diogo Velho. No cruzamento foi colocado um semáforo que coordena a passagem dos ônibus, que vêm da esquerda, com os carros, que vêm da direita, para evitar cruzamento de rotas.

Para facilitar a fluidez do tráfego, na faixa dos carros particulares, a Semob removeu um estacionamento de motos que ficava na frente de um hipermercado e a praça de táxi que ficava na esquina da Avenida Desembargador Souto Maior. Os táxis foram colocados em um trecho que fica em frente às novas paradas de ônibus.

Ontem, no primeiro dia após a mudança, alguns motoristas estavam confusos sobre os detalhes, mas não houve problema.

 

 

Relacionadas