sexta, 18 de setembro de 2020

Trânsito
Compartilhar:

Com carro, mas sem CNH: número de veículos é 22,9% maior que o de motoristas

Lucilene Meireles / 31 de outubro de 2015
Foto: Assuero Lima
O número de veículos na Paraíba é 29,77% maior do que o de condutores habilitados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Além do fato de alguns motoristas terem mais de um veículo, isso significa que muitos estão circulando irregularmente no Estado. Prova disso está nas próprias autoescolas, onde alunos que buscam a primeira habilitação confessam ter dirigido sem o documento.

A afirmação é do presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Cláudio Lima, que acredita ser necessário intensificar a fiscalização. Ele observou que quando uma pessoa dirige sem estar habilitada coloca em risco não só a própria segurança, mas de todas as outras pessoas, sejam condutores ou pedestres.

Uma das formas que aponta para aumentar a vigilância é a municipalização do trânsito. Porém, apenas 23 municípios adotaram, incentivados pelo Estado. “É uma cultura errada da população, e é necessário que o município tenha coragem de encarar. As cinquentinhas, circulam há vários anos e nunca foram regulamentadas”, destacou. A obrigatoriedade de emplacar estas motocicletas, segundo ele, deve facilitar a fiscalização e punição a quem desrespeitar as normas de trânsito. Cláudio Lima acrescentou que, embora o patrulhamento precise atingir a todos os condutores, deve focar nos motociclistas que são flagrados com mais frequência cometendo alguma irregularidade, entre elas, transitar sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e sem capacete.

Leia mais no jornal Correio da Paraíba

Relacionadas