segunda, 14 de junho de 2021

Trânsito
Compartilhar:

Ciclovia da morte: DNIT reconhece que faixa para ciclista na BR-230 não é a ideal

Julio Silva / 15 de setembro de 2015
A morte do ciclista Marcelo da Silva Magalhães, no último sábado, reacendeu a discussão sobre a segurança das ciclovias e a falta delas. A vítima estava no acostamento do km 10,5 da BR-230, em Cabedelo, quando foi atingido por um Volvo desgovernado. A Polícia Civil aguarda as informações da PRF para iniciar a investigação. O Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) afirma que aprovou um projeto de ciclovia com mais segurança e sinalização para o local desde julho, mas por falta de liberação de recursos do Governo Federal não começou a executar o projeto. O único projeto de ciclovia em execução nas BRs que cortam o Estado é de uma via de 2,8 km na BR-230/104 (alça sudoeste) em Campina Grande.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não revelou a identidade da motorista do Volvo. A câmera de segurança do condomínio Alamoana captou o momento do acidente e, no vídeo, que circula nas redes sociais, o carro (o Volvo C30 placa PEY-4400, de Recife/PE) estava na faixa da esquerda no sentido Cabedelo-João Pessoa e, repentinamente, virou à direita, atingindo o ciclista que retornava à ciclovia após desviar de um carro que estava parado na passagem para as bicicletas.

O ciclista foi arremessado para o canteiro da rodovia, com o impacto. O delegado da 7ª Delegacia Distrital de Cabedelo, Canrobert Rodrigues, afirmou que só com o laudo da PRF, que deve sair em um prazo de oito dias, que a Polícia Civil começará a esclarecer a causa do acidente.

Nas ruas de JP. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) informou que, conforme o Plano Cicloviário, a meta é ultrapassar os 100 km de ciclovias. Um estudo vai definir os locais e o tipo de estrutura adequada para a circulação dos ciclistas. A reportagem tentou falar com o superintendente Roberto Pinto para saber se já existe algum projeto para novas ciclovias na Capital, mas, até o final desta edição, não obteve êxito.

Relacionadas