Mais de três mil motoristas já foram flagrados praticando irregularidades, entre fevereiro e abril deste ano, de acordo com um levantamento divulgado nesta sexta-feira (08), pela Diretoria de Operações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).
Das 3.397 autuações, 1.230 ocorreram no mês de fevereiro quando o novo sistema foi implantado. Em março foram 1.899 e até a última quarta-feira (06), já foram registradas 268 infrações através da fiscalização realizada por agentes de mobilidade que monitoram as câmeras.
“Estamos trabalhando por um trânsito mais humanizado e para que isso aconteça é preciso que cada um faça sua parte. Respeitar os espaços dos pedestres, dos ciclistas e vagas especiais estão entre nossas prioridades”, afirmou o Segundo o superintendente da Semob-JP, Carlos Batinga, que ressaltou ainda que os condutores precisam ficar atentos e respeitar as sinalizações.
Das 44 câmeras de monitoramento 12 já são habilitadas e operadas diretamente por agentes de mobilidade que constatam as irregularidades no trânsito. Foram instaladas próximo aos equipamentos placas indicativas que alertam os motoristas sobre a fiscalização realizada na área. Mesmo com avisos os motoristas continuam a desrespeitar as normas de trânsito estabelecidas.
As infrações
55% por estacionamento proibido
15% por fila dupla
10% por estacionar no passeio público
20% por irregularidades diversas
As câmeras estão nas seguintes localidades:
R. Maciel Pinheiro x Barão do Triunfo
R. Maciel Pinheiro x Padre Azevedo
Francisco Londres(Terminal de Integração)
Av. General Osório x Av. Guedes Pereira
Av. Pedro II X Av. Princesa Isabel (Mercado Central)
Praça 1817 x Praça João Pessoa
Av. Cruz das Armas (Oitizeiro)
Av. Cruz das Armas (Mercado Público)
Trevo das Mangabeiras
Av. Josefa Taveira (Mercado Público)
Av. Nego x Silvino Lopes
Av. José Américo x Barão de Mamanguape