terça, 13 de novembro de 2018
Trânsito
Compartilhar:

900 mortes por ano e o convite: seja você mais um por um trânsito mais seguro

Aline Martins e Alyf Santos / 19 de setembro de 2016
Foto: Ednaldo Ricardo/Divulgação
“Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. Com esse slogan e o objetivo de conscientizar o cidadão de suas responsabilidades no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária, sejam pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros ou condutores, os órgãos de trânsito de todo o Brasil abrem nesta segunda-feira (19) a Semana Nacional do Trânsito. Nesse domingo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) colocou 300 cruzes representativas nas areias da praia do Cabo Branco, em João Pessoa, durante a pré-abertura do evento.

Em média 900 pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito por ano na Paraíba, segundo dados estáticos do DPVAT. No ano passado foram pagas 917 indenizações por mortes. Em 2014 foram 925, registro menor do que em 2013, onde foram 1.117 vítimas.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa abriu a campanha no Parque da Lagoa e focou o compartilhamento de espaços como uso da ciclovia que pode ser utilizada tanto por ciclistas como por quem estar de skate, patins e patinetes. Esse assunto também será abordado na orla marítima durante a semana onde há maior críticas em relação ao uso do espaço.

Diariamente serão desenvolvidas ações que terão a finalidade de sensibilizar o cidadão de suas responsabilidades quando estiver no trânsito. Curso, simpósio e seminário farão parte da programação durante a semana, além de eventos educativos, caminhada e carreata pela paz no trânsito.

Um dos principais enfoques será a campanha “Pior que desrespeitar a lei é desrespeitar a vida”, desenvolvida pelo Detran-PB com a finalidade de estimular o uso de capacete entre os motociclistas.

Nesta segunda-feira (19), a Associação Nacional dos Detrans (AND) fará uma ação especial em memória das vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. De forma conjunta, às 12h, todas as unidades dos Departamentos Estaduais de Trânsito no país vão paralisar o atendimento ao público e os servidores vão levantar e fazer um minuto de silêncio.

“A ideia é prestar uma homenagem aos mais de 40 mil brasileiros que morrem nas ruas e estradas brasileiras, todos os anos”, conta o presidente da AND e diretor-geral do Detran Paraná, Marcos Traad.

 

Relacionadas