sexta, 26 de fevereiro de 2021

Tragédia
Compartilhar:

Tragédia anunciada: homem morre na transposição

Francisco Varela Neto / 28 de março de 2017
Foto: Divulgação
Uma tragédia anunciada. Três dias após publicação de reportagem no Correio Online alertando sobre os perigos de tomar banho nos canais da transposição do Rio São Francisco o que já era previsível aconteceu. Um homem identificado como Jurandir Silva morreu afogado enquanto mergulhava com amigos nas águas do Velho Chico, no município de Sertânia, Sertão de Pernambuco. Foi o primeiro caso registrado de afogamento após a chegada da transposição. O fato aconteceu no domingo (26), mas foi pouco noticiado.

Veja o alerta feito pelo Corpo de Bombeiros sobre os riscos do banho

Os banhos são proibidos nos canais e barragens nas áreas da transposição em todo o seu curso, no entanto, flagrantes indicam a presença de um grande número de pessoas mergulhando na área, mesmo o Ministério da Integração Nacional garantindo que uma campanha para alertar os moradores no estado de Pernambuco já estava sendo feita em parceria com a Polícia Militar, como foi trazido no Correio Online na semana passada.

Porém, na Paraíba ainda não há nenhuma campanha em ação para alertar sobre os riscos como publicado na reportagem na quinta-feira (23). A matéria mostrou que em Monteiro, por exemplo, o banho nos reservatórios da transposição se tornaram hábito popular e ocorrem às vistas de todos, inclusive das autoridades. No local não há sinalização sobre as áreas mais perigosas e nem placas informando sobre a possibilidade de redemoinhos que puxem os banhistas para o fundo do rio, sem a chance de socorro em tempo hábil. Em toda a extensão, apenas uma placa é vista e indicando o perigo para quedas, porém não para afogamentos.

O Ministério da Integração Nacional garantiu que está providenciando uma campanha para alertar aos moradores, mas enquanto isso não acontece, os banhistas continuam aproveitando as águas do São Francisco sem se preocuparem com as consequências arriscadas do ato.

 

 

 

Relacionadas