quarta, 22 de maio de 2019
Cidades
Compartilhar:

Sistema Correio engajado no Outubro Rosa

Aline Martins / 21 de outubro de 2017
Foto: Assuero Lima
O câncer de mama é o tipo de neoplasia que mais mata mulheres no Brasil e na Paraíba não é diferente. Em um período de cinco anos, 1.167 mulheres foram vitimadas no Estado. Este ano, o número chega a 145, conforme dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

Preocupados com isso, neste mês especial, o ‘Outubro Rosa’, empresas privadas e instituições públicas estão cada vez mais se engajando em campanhas e ações de prevenção a essa doença, que tem cura, se diagnosticada precocemente. Algumas delas estão promovendo palestras, atendimento de saúde e iluminando o prédio com a luz cor de rosa. Além das reportagens especiais com especialistas e campanhas no Marketing alusivas ao mês, o Sistema Correio também promoveu ontem uma ação pela manhã para suas colaboradoras e que também foi aberta ao público.

A gerente de Gestão de Pessoas do Sistema Correio, Viviane Soares, destacou a importância da prevenção do câncer de mama e o empenho da empresa nessa luta em favor das mulheres. “O câncer de mama mata milhares de mulheres e é fundamental fazer cada vez mais ações para orientar a mulher a fazer o autoexame das mamas como forma prevenção e também buscar atendimento”, frisou. Foram disponibilizados atendimentos como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, maquiagem, design de sobrancelha, autoexame das mamas e distribuição de brindes. Essa ação contou com a parceria da Smile, Facene/Fameme, Estúdio de Sobrancelha e cremosinn. Também foi oferecido um café da manhã especial.

Para a diretora Comercial do Jornal Correio, Glícia Rangel, a ação é de fundamental importância para as colaboradoras. “A empresa está de parabéns por essa iniciativa. A forma de fazer o bem e também o zelo com suas colaboradoras que muitas vezes no corre-corre do dia não conseguem ir ao médico”, comentou, acrescentando que ações, como a realizada ontem, são importantes também porque trazem um atendimento de alto padrão e de referência no Estado.

Já na esfera pública, em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo visitas às secretarias e autarquias para atendimento e orientações. A coordenadora da Saúde da Mulher, Amanda Romera, disse que foram disponibilizados atendimentos e vacinação. Além de cuidados como manicure, pedicure e apresentação musical. Segundo ela, a intenção é garantir o maior número de mulheres sendo atendidas, principalmente de 40 a 70 anos, a partir da autorização da Prefeitura da Capital para a realização de mamografia.

No Estado, as ações de saúde se concentram no Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CDC), na Torre, em João Pessoa. A unidade é responsável pelo diagnóstico do todo tipo de neoplasia. No entanto, neste mês o foco na prevenção e tratamento do câncer de mama.

Dentre as ações de destaque, estão a realização de mamografias e de ultrassonografias. Além disso, todas as segundas-feiras estão ocorrendo palestras com representantes de organizações não governamentais que trabalham na prevenção da doença, assim como pessoas que já tiveram câncer e se curaram.

Dataprev. Embora a maioria dos empregados seja entre 70% e 75% de do sexo masculino, a empresa Dataprev tem feito ações nesse Outubro Rosa. “Sempre incentivamos o evento por sua importância e de forma a disseminar a prevenção com as esposas ou filhas de nossos colaboradores”, comentou o gerente do Serviço de Gestão Administrativa – Pessoa – SPBP, Cleiton Araújo Luz, destacando que o prédio foi iluminado de rosa a parte superior (varanda), assim como a parte de baixo do jardim. Além disso, acontecerá na próxima semana uma palestra sobre o Câncer de Mama com apoio da ONG Femina.

Relacionadas