sábado, 20 de julho de 2019
Cidades
Compartilhar:

Sertão teve maiores índices de chuva da PB durante o mês de janeiro

Wênia Bandeira / 31 de janeiro de 2019
O Sertão paraibano teve os maiores índices pluviométricos da Paraíba durante o mês de janeiro. As dez cidades com a maior volume de chuva registrada estão no Sertão ou Alto Sertão e a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) informou que isto faz parte da normalidade para o período.

“Estamos no período de pré-estação chuvosa naquela região e de fevereiro a maio acontece a estação chuvosa para todas as áreas. Então está dentro da normalidade, inclusive com a ventania que é normal no verão”, contou a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira.

Do dia primeiro até ontem, foi registrada precipitação de 205,1 milímetros em Lagoa, cidade onde mais choveu no Estado. O município está localizado próximo a Patos e a 400 quilômetros de distância de João Pessoa.

Segundo a Aesa, entre fevereiro e maio o Sertão deve registrar de 444,8 a 741,3 milímetros de chuva, enquanto o Alto Sertão deve ter entre 489,1 a 815,1 milímetros. Os dados são considerados dentro da normalidade.As precipitações nas demais regiões da Paraíba devem ficar também dentro da normalidade.

Boqueirão

A região do Cariri, onde está o açude Epitácio Pessoa, deve registrar entre 259,6 e 432,6 milímetros.Boqueirão está com 20,73% de sua capacidade e vem apresentando queda no seu volume desde abril de 2018, quando estava com 35,13%.

O manancial abastece Campina Grande e outras 18 cidades e está recebendo água da transposição do Rio São Francisco, mas em quantidade insatisfatória.

 

Relacionadas