segunda, 24 de junho de 2019
Segurança
Compartilhar:

Polícia alerta para o aumento dos assaltos em JP e CG

Bárbara Wanderley e Fernanda Figueirêdo / 20 de dezembro de 2017
Foto: RAFAEL PASSOS
Com a chegada do 13º salário e a aproximação do Natal as ruas do Centro de João Pessoa e Campina Grande ficam lotadas de pessoas transitando entre bancos, lojas e shoppings. Com o aumento do movimento, também aumentam as chances de ser pequenos assaltos e furtos.

Na Delegacia Distrital do Centro da Capital, por exemplo, as ocorrências crescem nessa época do ano, mas o delegado plantonista, Fábio Pontes, apesar de alertar para os perigos, não soube precisar os números.

A Polícia Militar afirma que, em muitos casos, os infratores se valem da desatenção do cidadão, por isso, os locais com maior fluxo de pessoas são os que têm mais possibilidade de ocorrências.

Em Campina Grande. Pensando exatamente no aumento do fluxo de final de ano e, consequentemente no aumento da criminalidade, a Operação Boas Festas, planejada pelo Conselho Municipal de Segurança Comunitária de Campina Grande (Conseg), contará com 142 policiais de serviço, por dia, além de 78 viaturas dando todo apoio ao comércio e pontos turísticos do centro da cidade.

Grupamentos especializados como cavalaria, Bope, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) também estarão disponíveis integralmente a atender qualquer ocorrência

“É um reforço que estamos planejando para aplicar o policiamento nas ruas de Campina Grande. A Operação Boas Festas visa trazer um espírito mais tranquilo para as pessoas que compram e vendem nesse período. Algo em torno de 10% do efetivo ordinário que já temos estará nas ruas”, explicou o coronel Almeida Martins, comandante do CPR-I.

Cuidados em locais públicos. Dicas para evitar assaltos e furtos

▶ Cuidados ao estacionar o veículo: Procure não demorar na entrada e saída do veículo, e evite deixar embrulhos em locais visíveis, algo que pode atrair a atenção do infrator. Procure também estacionar o veículo em lugar com fluxo de pessoas, evitando regiões ermas ou sem iluminação;

▶ Durante o trânsito em calçadas e logradouros públicos, evite contar dinheiro ou utilizar excessivamente o celular, pois isto facilita a perda de atenção ao ambiente e pode atrair o infrator;

▶ Se possível utilizar bolsas a frente do corpo, o que permite maior visualização do objeto e dificulta os furtos;

▶ Evite levar muitos embrulhos de uma única vez;

▶ Um lembrete: com o maior fluxo de pessoas, crianças acompanhadas dos pais podem se perder mais facilmente. Lembre de orientá-las antes de qualquer saída para os grandes centros comerciais, e combinar pontos de encontro.

Relacionadas