segunda, 08 de março de 2021

Segurança
Compartilhar:

Ministério aguarda ‘sim’ da prefeitura para construir presídio federal em Bayeux

Ainoã Geminiano do Jornal Correio da Paraíba / 25 de maio de 2017
Foto: Assuero Lima
O Ministério da Justiça (MJ) espera apenas pelo 'sim' da prefeitura para iniciar a construção de um presídio federal, no município de Bayeux. Seguindo o modelo padrão, usado em todo país, a unidade será entregue no fim de 2018, com promessa de geração de empregos e impacto positivo na economia local. Na próxima semana, técnicos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e diretores de presídios federais estarão em Bayeux, participando de uma audiência pública sobre os possíveis impactos da chegada da unidade ao município. O prefeito Berg Lima disse que aguarda os esclarecimentos do departamento para dar autorizar a construção.

Os detalhes sobre o presídio federal de Bayeux foram discutidos em uma audiência entre o prefeito e o ministro da Justiça, Osmar José Serraglio, realizada no início deste mês, em Brasília. "O ministério tem projeto para construção de cinco novos presídios federais no país e já tinha a ideia de construir um em Bayeux, porque a cidade reúne as características técnicas necessárias a esse tipo de unidade, a exemplo da proximidade com o aeroporto e com as rodovias federais", disse Berg Lima.

Procurada pela reportagem do Correio, a assessoria de imprensa do MJ confirmou a existência do projeto e disse que, uma vez autorizada pelo Município, a construção do presídio federal será feita em menos de um ano. Já o prefeito Berg Lima disse que está tratando o assunto com cautela e que só irá se posicionar após a audiência pública com os técnicos do Depen, que acontece na próxima quinta-feira (01). "Sabemos que há um estigma em torno da ideia de presídios, na mente da população. Vamos conhecer detalhadamente a realidade das cidades onde já existem esses equipamentos e vermos os pontos positivos e negativos. É uma ideia que pode trazer um impacto positivo para economia da cidade, mas pode trazer também alguns medos à população. É preciso analisar com calma", disse.

Segundo Berg Lima, o local destinado à construção, caso seja confirmado, será em uma área que fica às margens da BR-101 Norte, entre os municípios de Bayeux e Santa Rita, na Grande João Pessoa. Uma comissão de vereadores da cidade é formada para visita da cidade de Mossoró (RN), onde foi construído o primeiro presídio federal do Nordeste. Bayeux seria a segunda unidade da região. "Queremos ver os impactos que o presídio trouxe para aquela cidade e daí tirarmos uma conclusão sobre o que pode acontecer na nossa realidade", acrescentou o prefeito.

Presídio federal de Bayeux em números

O presídio federal de Bayeux terá capacidade para 208 presos, custará R$ 40 milhões, com recursos exclusivamente do governo federal. Também vai gerar cerca de 400 empregos diretos e indiretos e ficará pronto no final de 2018. O MJ confirmou que o Depen fará um concurso público para contratação dos servidores que trabalharão no novo presídio. A quantidade exata de vagas e cargos não foram informados por medida de segurança.

Relacionadas