domingo, 19 de maio de 2019
Segurança
Compartilhar:

Guarda civil Municipal passará a usar armas de fogo

Aline Martins / 06 de outubro de 2017
Foto: Nalva Figueiredo
A segurança nas escolas, praças, Parques da Lagoa, da Bica, centros de referências em educação infantil (Creis), centros de referência em assistência social (Cras) e orla marítima de João Pessoa terá um reforço. A previsão é que até o final deste ano um grupo de guardas municipais estejam utilizando armas de fogo. Nessa quinta-feira (6), o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, entregou novas motos, viaturas cabine dupla, coletes balísticos, tonfas e algemas para serem utilizados por guardas que realizam a segurança nas vias públicas. O porte legal de arma é um assunto polêmico, mas algumas pessoas vêem como positivo esses profissionais utilizando, pois acreditam que ajudam a população na prevenção da ocorrência de crimes.

Segundo o secretário de Segurança Urbana e Cidadania da Capital, Geraldo Amorim, a decisão de tornar a Guarda Municipal armada foi do prefeito da cidade no início deste ano. Ele explicou que foram separados em grupos os guardas que seriam armados.

“Foram 100 horas/aula treinado no stand da academia de Polícia Militar. Também foi feito o laudo psicológico e seguimos todas as exigências da Polícia Federal, que está analisando os portes de arma. Nós esperamos ainda esse mês eles emitirem os portes dos guardas municipais”, revelou, destacando que aumenta o papel e a responsabilidade da Guarda Municipal com essas novas atribuições. O pessoal treinado já está atuando na área, mas ainda não receberam os equipamentos e aguardam também a liberação do porte de arma. A previsão é que seja ainda este mês.

O prefeito da Capital, Luciano Cartaxo, frisou durante a solenidade de entrega dos novos equipamentos, na sede da Guarda Municipal, na Avenida Almirante Barroso, no Centro, que todos os aprovados no último concurso foram empossados 350 profissionais.

Além disso, destacou a entrega de novas viaturas, motos, coletes balísticos e investimento em um novo fardamento. “Hoje nós temos uma Guarda nova, motivada, renovada, uma Guarda completamente equipada com toda a infraestrutura necessária. Na sede da Guarda nós tivemos a oportunidade de fazer uma reforma, de fazer uma ampla academia para que possam se exercitar aqui. A Guarda Municipal de João Pessoa não é só uma referência na Paraíba, mas no Brasil pelo investimento e pela qualidade dos profissionais”, comentou.

Sobre o porte de armas dos guardas municipais, o prefeito frisou que os selecionados passaram por treinamento e aguardam autorização da Polícia Federal para atuarem. “Quando eles tiverem 100% prontos capacitados, preparados, e já em condições de prestar esse serviço de prestar esse serviço a população de maneira mais efetiva, sem dúvidas nenhuma nós vamos ter a oportunidade de oficializar tudo isso, então eu acredito que até o final do ano todo esse processo vai ser finalizado”, afirmou, acrescentando que investir na segurança pública preventiva cidadã é importante para a cidade.


Relacionadas