segunda, 23 de novembro de 2020

Seca
Compartilhar:

Mais um açude seca e deixa município da PB em colapso

Laysa Andrade / 02 de fevereiro de 2016
Foto: Ilustração
O município de Itaporanga entrou em colapso total de água nesta segunda-feira (01). O anúncio foi feito pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) que justificou o corte de água nas torneiras com o baixo nível do açude Cachoeira dos Alves, que abastece a cidade. Mais de 23 mil pessoas sofrerão com a falta de água.

O reservatório está com 176,8 milhões de litros e sua capacidade máxima de água é de 10,6 bilhões de litros, ou seja, o açude está com apenas 1,7% de seu volume total, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Em seis anos esse foi o nível mais baixo que o manancial de Itaporanga chegou.

A Cagepa afirma que o tratamento da água distribuída para atender a população de Itaporanga é feito em estação de tratamento de água convencional, com todas as etapas que consistem em: coagulação, floculação, filtração, decantação, correção de ph e desinfecção. Porém, essas etapas não podem mais ser feitas no que resta de água no açude, porque a qualidade do líquido não está dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

"Em algumas localidades, mesmo com o nível de água muito baixo ainda é possível ser feito o tratamento e abastecimento, mas a situação é diferente em cada caso, porque a condição de atendimento e qualidade da água de um manancial para outro varia, dependendo da região", respondeu a assessoria de imprensa da Cagepa.

De acordo com a diretoria de Operação e Manutenção da Cagepa, o açude Cachoeira dos Alves está abaixo do volume morto, que se trata de uma reserva de água mais profunda que fica abaixo dos canos de captação utilizados para retirar a água.

A Cagepa ainda afirma que a partir desta segunda-feira a Prefeitura de Itaporanga e a Desfesa Civil devem realizar o abastecimento do município por meio de carros-pipa.

Situação dos açudes da Paraíba



  • 58 com menos de 5% da capacidade total (situação crítica)


  • 35 com menos de 20% da capacidade total (em observação)


  • 31 acima de 20% da capacidade total




 

Relacionadas