Algumas regiões como Litoral, Agreste e Brejo têm registrado um alto índice de chuva nas últimas semanas. Porém, algumas localidades paraibanas ainda estão sofrendo com a seca que arrasa açudes e plantações no Estado. Exemplo disso é que 21 açudes ainda se encontram completamente secos, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).
Em outros onze reservatórios monitorados pela Agência pode-se dizer que há apenas uma gota d´água, já que apresentam percentuais de volume que não ultrapassam 0,7% do total da capacidade de acúmulo de água.
Atualmente, a Paraíba tem listado na Aesa 48 mananciais com menos de 5% de sua capacidade total estando entre os considerados em situação crítica. Outros 33 reservatórios estão sendo observados pela Agência por estarem com menos de 20%. Com mais de 20% da capacidade são 41 açudes.
Esperançosos estão os moradores de Cachoeira dos Índios e Mamanguape. Os municípios têm seus açudes, respectivamente Cachoeira da Vaca e jangada, sangrando, segundo monitoramento da Aesa.
Estão completamente secos os açudes:
Alogodão - Algodão de Jandaíra
Escondido - Belém de Brejo do Cruz
Tapera - Belém de Brejo do Cruz
Campos - Caraúbas
Boqueirão do Cais - Cuité
Gurjão - Gurjão
Carneiro - Jericó
Pocinhos - Monteiro
Serrote - Monteiro
Ouro Velho - Ouro Velho
Caraibeiras - Picuí
Milhã (Evaldo Gonçalves) - Puxinanã
Riacho dos Cavalos - Riacho dos Cavalos
Prata II - Prata
Serra Branca I - Serra Branca
Jenipapeiro - São José de Lagoa Tapada
São José IV - São José do Sabugi
São Mamede - São Mamede
Lagoa do Meio - Taperoá
Bastiana - Teixeira
Sabonete - Teixeira