sexta, 27 de novembro de 2020

Seca
Compartilhar:

Chove ‘tudo’ do mês em 8 dias, mas seca ainda não acabou na Paraíba

Giovannia Brito / 09 de janeiro de 2016
Foto: Reprodução
A cidade de Emas, no Alto Sertão, registrou chuva pelo segundo dia consecutivo e já acumula 159,4 mm desde o início do ano, índice acima da média histórica para o mês de janeiro, que é de 100 mm. Na noite da última quinta-feira, a precipitação foi de 83,2 mm. Além de Emas, mais quatro cidades do Alto Sertão também já superaram a média: Cajazeiras 141,8 mm, Coremas 139,5 mm, Bom Jesus 125 mm, e Piancó 104,5 mm, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

A meteorologista da Aesa, Cármen Becker informou que essas chuvas são normais para essa época, mas que ainda não fazem parte do período chuvoso do Sertão e Cariri paraibano. “Essas chuvas estão sendo ocasionadas pela formação de um vórtice ciclônico que se caracteriza por provocar chuvas com trovoadas, principalmente à noite, e de forma irregular em uma mesma região. No entanto, o período chuvoso do semiárido deverá começar depois da segunda quinzena de janeiro”, explicou.

“Boqueirão continua sem receber recarga e esta semana reduziu um centímetro em seu volume, ficando com pouco mais de 50,7 milhões metros cúbicos”, disse o gerente-executivo de Monitoramento de Hidrometria, Alexandre Magno.

Até ontem, a Aesa só havia recebido informações de nova recarga em quatro mananciais. Alexandre informou ainda que a previsão para os primeiros quatro meses do ano na região do semiárido sairá de uma reunião que acontecerá na próxima sexta-feira, com a presença de meteorologistas de vários Estados do país. Ela acontecerá na sede da Aesa, em Campina Grande.

Relacionadas