quinta, 03 de dezembro de 2020

Saúde
Compartilhar:

Vigilância Sanitária seguirá rastro dos culpados pelo descarte de remédios vencidos

Redação com Secom-JP / 06 de janeiro de 2016
Foto: Nalva Figueiredo
A Vigilância Sanitária de João Pessoa seguirá o rastro dos responsáveis pelo descarte de remédios vencidos em um terreno baldio, no bairro de Cruz das Armas. O flagrante foi feito pela reportagem do Correio da Paraíba nessa terça-feira (05). Ciente da denúncia, a gerência do órgão decidiu que dará início a uma operação de rastreio dos medicamentos coletados.

“Nesse processo, serão abertos os volumes coletados, que foram devidamente lacrados e, os itens serão identificados por tipologia, finalidade, classe, laboratório, lote e validade. Trata-se de um trabalho criterioso, sobretudo, essencial para identificar e responsabilizar quem cometeu o ato”, explicou Alberto José dos Santos, gerente da Vigilância Sanitária de João Pessoa.

Os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde trabalham também com a hipótese de roubo, fraudes fiscais ou contrabando de medicamentos. Após a identificação dos lotes, o laudo técnico será apresentado ao Ministério Público para que as medidas legais sejam tomadas.

“Ao concluir o registro de todos os produtos apreendidos, os itens serão encaminhados por uma empresa especializada que dará o destino final, em processo de incineração. É importante que a população fique ciente de que nenhum medicamento pode ser descartado nas ruas. Trata-se de um crime ambiental e ainda pode comprometer a saúde das pessoas”, completou o gerente.

Atendimento – Para informações ou denúncias, as pessoas podem entrar em contato com a Vigilância Sanitária através dos telefones 0800-281-4020 e 3214-7956.

Descarte correto – A Rede Municipal de Saúde gerencia o descarte de medicamentos. É importante que a população compre a medicação de acordo com a quantidade prescrita pelo médico; quando houver sobras,  não devem ser jogadas em lixo comum. A população deve encaminhar esse medicamento até a Unidade de Saúde mais próxima, uma vez que a Unidade tem como fazer o descarte correto.

 

Relacionadas