terça, 19 de janeiro de 2021

Saúde
Compartilhar:

Acaba vacina contra a febre amarela em JP e CG tem estoque limitado

Luís Eduardo Andrade / 06 de abril de 2017
Foto: Reprodução
Quem quiser viajar para outro estado nos próximos dias vai ter que esperar. O estoque de vacinas contra a febre amarela, que estava sendo disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde, chegou ao fim nesta quarta-feira (5). E de acordo com o órgão, não existe previsão de chegada de novo lote.

João Pessoa não é considerada uma área de risco da doença, por esse motivo, a vacina só está sendo disponibilizada para viajantes, ou seja, quem vai viajar para alguma área de risco. Ainda, é necessário tomar a vacina 10 dias antes da viagem. Porém, com o fim dos estoques, quem estava com planos de viajar nos próximos dias, vai ter que se reprogramar. “Nosso estoque acabou ontem (5), mas já estamos esperando receber mais. A Secretaria do Estado também não tem. Estamos esperando, mas não têm previsão”, disse a coordenadora do Centro de Imunizações, Chiara Dantas.

Quando os estoques de vacinas forem repostos, os pessoenses podem buscar o serviço no Centro Municipal de Imunização (CMI), que funciona no Lactário da Torre. É necessário apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde, e não é preciso agendamento.

Apenas uma dose

 O dado positivo é que o Ministério da Saúde decidiu seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e aplicar apenas uma dose nas pessoas que estão em áreas de risco. Anteriormente, a dose era fracionada e o indivíduo recebia uma parte e, após 10 anos, recebia a segunda parte. Agora, apenas uma dose será necessária e com isso, os estoques devem atender mais pessoas.

Em Campina Grande

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande informou que está com estoque limitado de doses da vacina da febre amarela. Por este motivo, os agendamentos para novas vacinações de pessoas que irão viajar para áreas endêmicas ficam suspensos temporariamente. As pessoas que já estão com agendamento para tomar a vacina deverão aguardar até que o envio de novas doses pelo do Ministério da Saúde seja normalizado.

De acordo com a assessoria da prefeitura, o pedido de reabastecimento da vacina para Campina Grande já foi feito à Secretaria Estadual de Saúde e, desde o início do ano, cerca de 2 mil pessoas foram vacinadas contra a febre amarela na cidade.

Particulares não têm

E quem acha que a solução seria buscar as vacinas em laboratórios particulares, se enganou. A imunização só foi disponibilizada para os setores públicos, por isso, o jeito é mesmo esperar.

Abaixo, você confere algumas das áreas de risco no Brasil, que requerem a vacinação para quem for viajar para algum desses lugares:

- Acre

- Amapá

- Amazonas

- Bahia

- Espírito Santo

- Goiás

- Maranhão

- Mato Grosso

- Mato Grosso do Sul

- Minas Gerais

- Pará

- Paraná

- Piauí

- Rio Grande do Sul

- Rondônia

- Santa Catarina

- São Paulo

- Tocantins

Relacionadas