quinta, 26 de novembro de 2020

Saúde
Compartilhar:

Secretaria de Saúde de JP realiza dia de enfrentamento ao Aedes Aegypti

Da redação com Secom/JP / 11 de dezembro de 2015
Foto: Secom/JP
Neste sábado (12), a partir das 8h, acontece o Dia de Enfrentamento ao Aedes Aegypti na cidade de João Pessoa. Agentes de Saúde Ambiental estarão distribuídos pelos os cinco Distritos Sanitários, que abrangem todo território da Capital e irão realizar visitas domiciliares para a identificação e eliminação de focos ou possíveis locais que podem servir como criadouro, além de estimular os moradores a evitar as condições favoráveis para a proliferação do mosquito.

A ação faz parte do Plano de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, elaborado pela Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Gvaz). “Mais de 300 pessoas estão envolvidas. Trata-se de uma ação educativa e também resolutiva. O agente terá, principalmente, um papel educador, mostrando, a cada casa que entrar, os locais de risco para proliferação do mosquito. E caso encontre algum foco, faz a aplicação do larvicida. É um dia de chamado para que todos possam entrar nessa luta contra o mosquito”, enfatizou Nilton Guedes, Gerente da Vigilância Ambiental e Zoonoses.

Nilton Guedes destacou ainda, que durante o Dia de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, serão realizadas coletas de pneus inservíveis e o monitoramento das denúncias recebidas pelos telefones do Gvaz (3214-5718; 3218-9357 e 0800-282-7959).

Em locais onde há piscinas abandonadas, será aplicado o inseticida e afixado um cartaz, para que o denunciante e os moradores da região saibam que o local está sob controle químico.

Pontos de concentração – As equipes estarão divididas em sete pontos de concentração e dispersão:

Distrito Sanitário I – Em frente à USF Integrada Costa e Silva, na Rua Graciliano Delgado, Costa e Silva.

Distrito Sanitário II – Uma equipe em frente à sede do Distrito, na Rua Eduardo Costa, Geisel e outra equipe em frente ao Mercado Público do Rangel.

Distrito Sanitário III – Uma equipe no Terminal de Ônibus da linha 301, Mangabeira e outra equipe em frente à USF Rosa de Fátima, na Rua Oscar Lopes Machado, Paratibe.

Distrito Sanitário IV – Em frente ao Shopping Sebrae, Bairro dos Estados.

Distrito Sanitário V – Praça do Cajú, Bessa.

 Visitas de rotina  

De segunda a sexta-feira os Agentes de Saúde Ambiental realizam visitas domiciliares em seus territórios, buscando identificar criadouros ou locais que tenham potencial para reprodução. Eles realizam a aplicação de larvicidas nos depósitos que não possam ser eliminados e orientam a população como evitar a reprodução do mosquito nos seus espaços.

 Vacinação antirrábica

Na Praça do Caju, um dos pontos de concentração do Dia de Enfrentamento ao Aedes Aegypti, será montado um posto de vacinação para imunização de cães e gatos contra a raiva.

Relacionadas