sexta, 18 de outubro de 2019
Saúde
Compartilhar:

Saiba como escolher os melhores tênis para corrida

Redação / 16 de maio de 2019
Foto: Divulgação
Existem muitas marcas de tênis bons para correr. Os modelos também são bastante variados, com opções que variam desde as mais caras até as mais baratas. Por causa da grande oferta de produtos, escolher os melhores tênis para corrida pode ser complicado.

Muita gente acaba por cometer o erro de comprar a primeira oferta que vê pela frente, sem experimentar o tênis e sem saber se ele serve os seus propósitos. Depois, na hora de correr é que percebem que não fizeram a melhor compra.

Pensando nisso, separamos para você algumas dicas importantes para escolher os melhores tênis para corrida. Veja abaixo!

Como saber qual o melhor tênis de corrida para mim?

Primeiro de tudo, você precisa saber qual o seu tipo de pisada. O que é isso? Bom, a pisada está relacionada ao formato do seu pé e como você efetivamente pisa no chão ao caminhar.

Você pode até não saber, mas é um fator muito importante e decisivo na hora de adquirir um tênis. Se você comprar um modelo para a pisada errada, pode sentir dores e até mesmo se lesionar durante uma sessão de treino.

Tipos de pisada



Então, veja quais são os tipos de pisada e quais os melhores tênis para cada uma:

Pisada neutra ou normal: como diz o nome, é a pisada normal e também a mais comum. Quem tem esse tipo de pisada, utiliza o pé uniformemente ao caminhar, deixando a marca do desgaste sempre igual. O arco do pé de quem possui essa pisada é médio e o tipo de tênis ideal é o neutro ou um modelo que ofereça estabilidade.

Pisada pronada ou plana: o famoso pé chato. A pisada pronada é comum em quem tem o pé pouco arqueado e que deixa uma marca completa da pisada no solo. O melhor tênis para quem possui essa pisada é aquele que contém amortecimento e estabilidade. É importante que o corredor com essa característica invista em um tênis adequado a fim de evitar lesões nos joelhos e nos quadris.

Pisada supinada ou cava: é o oposto da pisada plana. Quem possui essa pisada tem o pé bastante arqueado e utiliza apenas a parte mais externa do membro ao caminhar. Quando a pessoa possui essa característica, a sua pisada geralmente não deixa uma marca completa do pé no chão. O tênis ideal nesse caso é aquele que oferece o máximo de amortecimento.

Fazendo um test drive



Mesmo que você vá fazer uma compra online, é importante que você experimente o tênis antes de comprá-lo. Por que isso é preciso? Porque assim você vai perceber melhor se o modelo que você gostou se encaixa na sua pisada, se o amortecimento é ideal e se os dois pés ficam bem ajustados.

É importante, nessas horas, calçar os dois pés e caminhar um pouco pela loja. Assim você consegue ter uma ideia real de como será o seu desempenho com aquele calçado.

Na hora de ir fazer o test drive, leve meias de treino com você. Com isso, fica mais fácil também saber qual o tamanho certo. Você pode até já conhecer bem a sua numeração, mas leve em consideração que os formatos de algumas marcas variam conforme a coleção.

Sem falar que as meias influenciam e que os seus pés podem inchar durante o exercício. Então é bom comprar um calçado que fique bem no seu pé, nem muito solto, nem muito apertado.

Tênis com tecnologia



Você pode optar por marcas conhecidas. Isso pode ser uma saída segura caso seja um novato na corrida. Porém lembre-se que nem sempre as melhores marcas têm os melhores modelos de tênis para o seu caso.

Procure experimentar calçados com tecnologia avançada, como memory foam, por exemplo. O efeito do tecido em poliuretano é ótimo para todos os tipos de pisada e fornece amortecimento para solos mais duros, como asfalto e esteiras.

Além do memory foam, existem outras tecnologias que deixam o tênis mais leve e mais arejado, para que você consiga desenvolver melhor a sua performance. Na dúvida, peça ajuda ao vendedor ou faça uma pesquisa sobre a tecnologia utilizada em determinado modelo para saber quais as suas vantagens e desvantagens.

E não se esqueça que para correr é sempre bom ter mais de um par de tênis!

Relacionadas