quarta, 22 de maio de 2019
Saúde
Compartilhar:

Saiba como alimentação saudável pode prevenir câncer de próstata

Renata Fabrício / 17 de novembro de 2017
Foto: Antônio Ronaldo
“Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio”, já dizia Hipócrates, o pai da Medicina. É esse pensamento que deve guiar o paciente com câncer de próstata. Na Paraíba, de janeiro até outubro foram registrados 244 óbitos relacionados à neoplasia maligna da próstata. Um segredo para minimizar esse número está em cima do prato. A alimentação orgânica é a aposta dos nutricionistas para a recuperação do paciente.

No comando da cozinha do Hospital da Fap (Fundação Assistencial da Paraíba), estão duas nutricionistas. Por mês, são produzidas mais de sete mil refeições mensais para os pacientes internados, cerca de 15 mil contando com as refeições de acompanhantes. Para a nutricionista Sabrina Castro, a alimentação do paciente com câncer de próstata ou outros tipos de neoplasia nada mais é do que a dieta ideal de uma pessoa saudável. “Para pacientes com câncer, a gente dá preferência a alimentações o mais natural possível como frutas e sucos de frutas e evitamos o máximo possível sucos industrializados. Falamos em alimentos que mais contenham antioxidantes. Um exemplo é o tomate, que é rico em licopeno, um antioxidante que ajuda a combater os radicais livres. E trabalhamos também com a uva preta que é rica em resveratrol, um componente que ajuda no combate ao câncer e aos efeitos da quimioterapia”, conta.

Para quem já cruzou a linha da descoberta e está em tratamento, seguir um cardápio moderado é essencial para vencer essa guerra com o próprio corpo. “A alimentação está totalmente ligada ao tratamento. Se o paciente come de forma saudável alimentos ricos em antioxidantes, ele estará combatendo os radicais livres. Segundo pesquisa do Instituto Nacional do Câncer, a má alimentação é responsável por 20% do surgimento do câncer. São entre 3 e 4 milhões de novos casos no ano, mundialmente, número que poderia nem existir”, explica a nutricionista.

Relacionadas