sexta, 18 de agosto de 2017
Saúde
Compartilhar:

Programa que monitora saúde das gestantes será lançado nesta segunda-feira na PB

Da redação com Assessoria / 12 de março de 2016
O governador Ricardo Coutinho lança, nesta segunda-feira (11), às 10h, no Espaço Cultural, em João Pessoa, o programa Alô Mãe, que tem o objetivo de acompanhar, por meio de ligações telefônicas, o processo de cuidado no Pré-Natal das gestantes e das crianças no primeiro ano de vida, em todo o Estado.

O Alô Mãe vai funcionar com a colaboração de oito operadores – técnicos de enfermagem capacitados para lidar com o projeto – e profissionais de saúde. “Desde dezembro de 2015, a SES estabeleceu uma parceria com as Gerências Regionais de Saúde (GRS), a fim de coletar os nomes e telefones das novas gestantes de todos os municípios do Estado. Para 2016, a estimativa é que tenhamos 64 mil novas gestantes e nossa missão é fazer, no mínimo, três ligações para cada uma delas”, afirmou a coordenadora do Alô Mãe, Shênia Maria.

Por meio de um formulário específico, com uma série de perguntas baseadas nos protocolos vigentes, serão obtidas informações para atenção e cuidado no pré-natal. Considerando as informações disponibilizadas pelas gestantes, elas serão avaliadas para, a partir disso, serem repassadas as devidas orientações com relação aos serviços de saúde de referência no Estado para os cuidados necessários para uma gestação saudável.

Será considerado ‘alerta’ o fato de a gestante relatar ter apresentado sintomas da zika (manchas no corpo e coceira, por exemplo) durante a gravidez. Se isto for constatado, ela será orientada a buscar imediatamente os serviços de referência de saúde, considerando o Protocolo de Atenção à Microcefalia do Estado da Paraíba. As informações serão encaminhadas aos gestores dos municípios, para monitoramento dos casos.

Relacionadas