domingo, 17 de novembro de 2019
Saúde
Compartilhar:

Programa de Saúde passa a oferecer exames em alunos de escolas públicas

Bárbara Wanderley / 24 de agosto de 2017
Foto: Reprodução
O Programa Saúde na Escola (PSE) passará a oferecer exames e avaliações para identificar problemas auditivos nos alunos das escolas públicas de João Pessoa e ainda estenderá os atendimentos aos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (23), durante o relançamento da ação, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, que é executada pelo Prefeitura de João Pessoa, por meio de pactuação do governo federal, desde 2009. A meta do PSE na Capital é atender 80.520 estudantes até o final de 2018. Com nova pactuação firmada em abril deste ano, as ações de retomada do PSE foram iniciadas na primeira semana deste mês com a vacinação contra o HPV e a meningite C.

Contudo, o programa é composto ainda por outras 11 ações de saúde na escola que incluem saúde bucal, exames oftalmológicos, orientação e avaliação nutricional, entre outros serviços básicos. “Com essa nova pactuação com o governo federal nós poderemos ampliar o atendimento para as novas escolas e Creis e também alcançar o público da EJA.

Temos todo um planejamento para atender às escolas públicas municipais e estaduais que estão dentro de João Pessoa. Basta os diretores das escolas entrarem em contato conosco e fazerem o agendamento”, explicou a coordenadora do PSE na Secretaria Municipal de Educação da Capital, Rosânea de Lucena Viana. Ela lembrou ainda que os alunos diagnosticados com algum problema de saúde, a partir dessa primeira abordagem na escola, as crianças e adolescentes serão encaminhados para as Unidades de Saúde mais próximas da residência deles.

Ao todo, 158 Equipes de Saúde da Família farão os atendimentos. Conforme Rosânea Lucena, o objetivo do PSE é acompanhar as condições de saúde dos estudantes através de avaliações semanais, além de oferecer orientação sobre temas como escovação dental, prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis, combate a dengue, prevenção ao uso de drogas, entre outros.

Relacionadas