domingo, 24 de janeiro de 2021

Saúde
Compartilhar:

Procura por vacina contra febre amarela aumenta em JP e CG

Wênia Bandeira e Katiana Ramos / 11 de janeiro de 2018
Foto: Assuero Lima
Pelo menos 50 pessoas por dia têm recebido a vacina contra a febre amarela em João Pessoa. O dado do Centro de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostra um aumento na procura pela dose desde o início deste mês em relação as demais épocas do ano, onde a demanda chega a menos da metade. Os recentes casos de febre amarela nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais acenderam um alerta nos órgãos de Vigilância da Paraíba.

No caso da Rede Municipal de João Pessoa, além de vacinar quem vai viajar para Estados da região Norte e países da Ásia, como é mais recorrente ao longo do ano, o Centro de Imunizações também está oferecendo vacina contra a febre amarela para quem vai viajar para os Estados brasileiros que estão em alerta contra a doença, como algumas cidades do interior de São Paulo.

“Para viagens que com destino à capital paulista, com estadia rápida de um ou dois dias, não precisa tomar a vacina. Mas, se a pessoa for para cidades do interior e quiser tomar a vacina, nós oferecemos por precaução. Mas, ainda não é uma recomendação do Ministério da Saúde”, explicou o gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Daniel Araújo.

Além de vacinar quem vai viajar para outros Estados, as pessoas que chegarem à Paraíba e que tiverem sintomas da febre amarela serão acompanhadas pelos órgãos de Vigilância Epidemiológica, a partir das notificações dos postos de saúde ou hospitais que atenderam o paciente. “As ações de vigilância permanecem. Diante de casos suspeitos, o PSF notifica a Secretaria Municipal, que notifica a Secretaria do Estado para que possamos informar o Ministério da Saúde”, detalhou a gerente de Vigilância em Saúde do Estado, Renata Nóbrega.

Ela lembrou ainda sobre a importância das pessoas residentes no Estado que vão viajar para as áreas endêmicas, seja no Brasil ou no exterior, e que precisam estar imunizados contra a febre amarela. Para tanto, é preciso comprovar a previsão da viagem e ficar atento a datas. “É preciso ser vacinado com no mínimo dez dias de antecedência. Antes disso, a vacina não consegue converter para proteção, ou seja, a pessoa não estará protegida como deve”, esclareceu.

Locais de imunização

É possível encontrar a vacina, gratuitamente, no Centro de Imunizações de João Pessoa e nas Gerências de Saúde de Campina Grande, Guarabira, Cuité, Monteiro, Sumé, Patos, Piancó, Catolé do Rocha, São Bento, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana.

Relacionadas