terça, 24 de novembro de 2020

Saúde
Compartilhar:

80% não conseguem manter alimentação saudável

Luís Eduardo Andrade / 13 de abril de 2017
Foto: Reprodução
Você provavelmente já pulou uma refeição por falta de tempo ou acabou em uma lanchonete com um salgado embebido em óleo em suas mãos. Mas não se preocupe, apesar desses hábitos não serem nada saudáveis, são mais comuns do que você imagina. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública (Ibope), que estuda o estilo de vida dos brasileiros, revelou que 80% dos brasileiros não consegue manter uma alimentação regrada em meio a uma rotina corrida e com pouco tempo.

Além disso, 77% das pessoas afirmam que acabam tendo que procurar comidas práticas e rápidas, mas os especialistas alertam que esse hábito pode ser bastante prejudicial. “A má alimentação traz consigo diversos problemas de saúde, não apenas a ausência de vitaminas e minerais, mas como também, fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis. Por isso a importância de sempre evitar os excessos, principalmente de comidas que contém muito açúcar, sódio e gordura, sempre tentando substituir por alimentos mais saudáveis como frutas e verduras.”, disse a nutricionista Taís Toscano de Britto.

Adriano Roberto, de 22 anos, trabalha em um call center pela manhã e à tarde. À noite, vai para aula na faculdade. E o transporte de um compromisso ao outro é sempre o ônibus. Ele sai de casa por volta das 7h da manhã e só retorna às 22h. O horário completamente preenchido o impede de preparar uma alimentação de qualidade. “O almoço eu até consigo balancear, porque como na empresa e lá eles têm nutricionista que faz a dieta, mas sempre eu lancho algum salgado na faculdade ou no caminho.”, disse o estudante.  A rotina corrida que impede Adriano de ter uma alimentação saudável, já o faz sentir as diferenças que a falta de regras pode trazer. “Eu nunca tive tendência para engordar, mas eu noto que não tenho muito condicionamento físico e aparece uma gordurinha ou outra de vez em quando (risos)”, finalizou Adriano.

Pode ser pior. E quem tem a rotina corrida como a de Adriano não pode nem pensar em adoecer, correto? Mas os maus hábitos alimentares também podem causar problemas de saúde. “É importante essas pessoas de rotina conturbada e com falta de tempo para se alimentar bem, prestar bastante atenção, uma vez que os alimentos ingeridos vão influenciar diretamente nas atividades desempenhadas durante a semana. A falta de vitaminas e nutrientes minerais pode causar diversas patologias”, finalizou Taís.

#DicasDaNutri. A nutricionista Taís Toscano ainda listou alguns hábitos que podem ajudar na alimentação de quem têm a rotina conturbada. Confira:



  1. Fracionar as refeições em pelo menos de 5 a 6 vezes por dia, afim de evitar o grande consumo de alimentos em uma única refeição;


  2. Para os lanches o melhor é apostar naqueles alimentos rápidos como as oleaginosas, frutas e barras de cereal, são opções super práticas e que não vão atrapalhar em nada sua rotina.


  3. Se onde você estiver tiver onde refrigerar, pode optar até por um iogurte ou salada de frutas.


  4. A bolsa térmica é uma ótima aliada para essas pessoas que se alimentam fora de casa e querem permanecer saudáveis.


  5. Para o almoço e jantar é importante levar os alimentos bem armazenados e higienizados. Novamente a bolsa térmica é uma boa saída.


Relacionadas