sábado, 17 de agosto de 2019
Saúde
Compartilhar:

PB tem 52% dos prioritários vacinados contra gripe

Lucilene Meireles / 11 de maio de 2019
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Doze municípios paraibanos atingiram a meta de vacinação contra a gripe e, no Estado, mais de metade das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários - 52,53% - haviam sido imunizadas até a manhã de ontem. O percentual é superior ao do Brasil que alcançou 52% até agora, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB). João Pessoa ainda não atingiu a meta e, por isso, hoje, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará com seis postos móveis para imunizar a população durante todo o dia. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação, que começou em 10 de abril e segue até o próximo dia 31.

Fernando Virgolino, coordenador de Imunização da SMS, afirmou que, se houver prorrogação após essa data, o Ministério da Saúde deverá lançar uma nota informativa. Ele garantiu que o município conta com doses suficientes para atender todo o grupo prioritário até o final da campanha.

O coordenador ressaltou ainda que o público contemplado precisa ser imunizado. “Se faz parte do grupo prioritário não deve evitar a vacinação, visto que quem está inserido nesse grupo é mais vulnerável a adquirir a influenza”, alertou. A SMS faz o chamamento ao público-alvo da campanha a procurar o serviço de saúde para ser vacinado. É preciso levar o cartão de vacinação e comprovar que está inserido em um dos grupos. Para o restante da população, a orientação é reforçar os cuidados com higiene para evitar a contaminação.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano - Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B. Crianças e gestantes que procurarem os postos hoje poderão atualizar a caderneta vacinal. Já de segunda a sexta-feira, devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa.

Grupos de risco. Pessoas com 60 anos ou mais de idade. Crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

"A prevenção através da vacina é a melhor forma de evitar a doença, hospitalização e risco de morte." - Fernando Virgolino, coordenador de Imunização da SMS

1.183.605 É o número de pessoas a serem imunizadas na Paraíba, segundo a SES. A meta é alcançar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

JOÃO PESSOA Locais para vacinação

Sábado 11/05

Parque da Lagoa 8h às 12h

Busto de Tamandaré 8h às 12h

Centro Municipal de Imunização (CMI) 8h às 17h (Avenida Rui Barbosa – Torre)

Shopping Mangabeira 10h às 17h

Shopping Sul 10h às 17h

Shopping Tambiá 10h às 17h

Shopping Manaíra 10h às 17h

Mag Shopping 10h às 17h

Relacionadas